Conflitos na Ucrânia

Bispo ucraniano pede ação imediata de autoridades do Governo

Dom Sviatoslav Shevchuk afirma que as autoridades têm responsabilidade sobre o que está acontecendo no país

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Primaz Greco-católico da Ucrânia, Dom Sviatoslav Shevchuk, fez um apelo às autoridades para que cessem com o derramamento de sangue no país. O bispo afirmou que a Ucrânia está vivendo um verdadeiro caos e que a situação está se agravando.

Os protestos populares contra o Governo tiveram início, em 22 de novembro, após o presidente ucaraniano, Viktor Yanukovich,  ter cedido à pressão russa e desistido de um acordo com a União Europeia.

Desde o início das manifestações, a pedido do  bispo, todos os  locais de culto em Kiev permanecem  abertos para acolher os atingidos pelos conflitos. “Nós estamos, fomos e sempre estaremos ao lado do povo”, destacou Dom Shevchuk.

Os conflitos intensificaram-se,  nesta quinta-feira,  20, após um dia de trégua. Segundo o  Ministério da Saúde,  67 pessoas morreram desde  a última terça-feira, 18. Porém, fontes não oficias afirmam que mais de 90 pessoas morreram durante a semana.

“Gostaria de recordar com veemência que quem tem poder, tem também a plena responsabilidade pelo que está acontecendo no país. Meu apelo é dirigido a cada um para que cesse imediatamente todo o derramamento de sangue. Peço a todos os filhos da Igreja para jejuar, rezar e prestar solidariedade às vítimas”, conclui o bispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo