O bispo Tawadros, auxiliar de Beheria, é o novo Patriarca copto ortodoxo. Tawadros sucede Shenouda III. O nome do novo Patriarca ortodoxo foi sorteado por uma criança ao final da solene celebração deste domingo, 4, na catedral copta do Cairo, no Egito. Tawadros II, 60 anos, formou-se em farmácia antes de entrar na vida religiosa.
Os meios de comunicação do Egito colocam em evidência a sua capacidade teológica e a sua atividade pastoral com os jovens. Tawadros II é o 118° Patriarca copto ortodoxo, contudo o primeiro na era pós Mubarak, na qual o governo egípcio é comandado pela Irmandade Muçulmana, que hoje já felicitou o novo Patriarca.
Sobre a importância da eleição, Dom Barnaba El Soryany, bispo da diocese Copto-Ortodossa de São Jorge, em Roma, destacou a pessoa ativa que é p Patriarca Tawardos II.
“Nos foi dado um presente, é um grande presente para todos! Esperamos que ele siga o mesmo caminho trilhado pelo Patriarca Shenouda III, do qual recebeu os ensinamentos e do qual é filho espiritual. E, por isso, acredito que seguirá. Estamos muito emocionados por esta escolha de Deus”.
No contexto das transformações pelas quais passa o Egito, Dom Barnaba disse que o novo Patriarca é “uma pessoa muito calma e muito amada por muitas pessoas, entre estas aquelas que o conheceram e aquelas que o acompanham, assim como aquelas que participam dos serviços junto dele. Sentimos que com ele avançaremos, que a Igreja vai avançar com o diálogo: ele aposta muito nisso”.
Por fim, Dom Barnaba afirmou que um espírito de festa e esperança está muito presente entre os fiéis. “A Missa foi solene com a participação de todo o Santo Sínodo. Diante de todos, um menino – que se chama Jorge – escolheu o nome do nosso novo Patriarca Tawadros II.