Igreja no mundo

Bispo mais jovem da Igreja Católica tem 37 anos

Bispo mais novo da Igreja Católica foi ordenado no último domingo, 3, na Ucrânia

Da redação, com Rádio Vaticano

Padre Yosafat Moschych antes de ser ordenação / Foto: Facebook Fraternidade Sacerdotal São Josaphat Kuntsevych

Padre Yosafat Moschych antes de ser ordenação / Foto: Facebook Fraternidade Sacerdotal São Josaphat Kuntsevych

Yosafat Moschych tornou-se, no último domingo, 3, o bispo mais novo da Igreja Católica em todo o mundo. Com apenas 37 anos, Moschych foi designado pelo Sínodo da Igreja greco-católica da Ucrânia e torna-se, assim, bispo auxiliar da Diocese de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia.

A Igreja greco-católica da Ucrânia é uma igreja de rito oriental, em comunhão com Roma. Para além da Igreja Católica Romana, que é, de longe, a maior, existem mais de 20 Igrejas Católicas que têm as suas próprias tradições litúrgicas e pastorais, mas que reconhecem a primazia do Papa e estão em plena comunhão com Roma.

No plano da administração, gozam, contudo, de uma significativa autonomia. Ao contrário das dioceses da Igreja Católica Romana, os bispos das igrejas orientais tendem a ser nomeados pelos seus próprios sínodos, sendo a escolha, depois, confirmada por Roma.

A Igreja da Ucrânia é a maior das igrejas orientais e é, atualmente, liderada pelo Patriarca Sviatoslav Schevchuk, que é também o mais novo líder de uma Igreja Oriental, com apenas 44 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo