Encontro Mundial

Bispo fala sobre perseguição cristã no Retiro de Sacerdotes

No Retiro Mundial de Sacerdotes, arcebispo de Israel testemunha a situação da Igreja perseguida no Oriente Médio

Alessandra Borges
Da redação

Nesta semana, sacerdotes de várias nacionalidades estão reunidos, em Roma (Itália) para participar do 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, que começou na última quarta-feira, 10, e se estende até o domingo, 14.

:: Acompanhe o Retiro Mundial dos Sacerdotes

Hoje, 11, durante o encontro, o arcebispo de Israel, dom George Bacouni, testemunhou junto aos sacerdotes sobre a perseguição aos cristãos.

Dom George salientou ainda que a perseguição realizada em países como Iraque, Líbano e Síria, obriga os cristãos a deixarem para trás toda uma estrutura familiar e financeira. Há relatos de casos de extrema violência e submissão a leis brutais.

“Estive por nove anos no sul do Líbano, durante a guerra entre Israel e o Hezbollah em 2006. Na ocasião, minha diocese perdeu uma Igreja que foi totalmente destruída. Parte da reitoria foi destruída ou parcialmente danificada. Nos países mulçumanos, os rebeldes destroem tudo”, contou Dom George.

O arcebispo ressaltou aos sacerdotes que a situação dos cristãos era melhor durante o governo de Saddam Hussein, do que a vivida hoje pelas pessoas, com o surgimento de grupos radicais como Al-Qaeda e o Estado Islâmico.

“Atualmente a população é submetida a leis brutais do regime do terror”, enfatizou Dom George. Ela população vive cercada pelo medo e o terror de saírem de casa e não conseguirem voltar vivos. Muitos libaneses, especialmente os cristãos estão com medo por aquilo que pode acontecer com eles”, relatou o arcebispo.

Dom George pede que todos rezem pela atual situação do Oriente Médio, pois é “preciso perseverar no amor de Cristo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo