Coluna

Bispo enfatiza necessidade de respeito mútuo

Em artigo deste mês, Dom Antônio destaca dignidade de todas as pessoas e direito ao respeito

Quem merece respeito?

Bispo enfatiza necessidade de respeito mútuoA pergunta que encabeça esse artigo pode dar a impressão de que se pretende estimular a discriminação na sociedade já tão intolerante na atualidade.

Entretanto, à pergunta “quem merece respeito?” só cabe uma resposta. TODAS AS PESSOAS SÃO MERECEDORAS DE RESPEITO.

A cor, a classe social, a etnia, as opções de vida, os seus erros, os seus sucessos de vida, a suas qualidades, os seus crimes etc., não podem jamais discriminar nenhuma pessoa, porque TODAS são, sem nenhuma exceção, criaturas amadas e aceitas por Deus Criador, que lhes deu a existência dotadas de uma dignidade sublime e intocável.

Confira mais artigos de Dom Antônio ou de outros colunistas

É verdade que, na cultura predominante do mundo em que vivemos, é bastante utilizada a palavra ‘discriminação’; outra palavra é ‘intolerância’, para colocar certos grupos sociais em situações humilhantes, desrespeitando, assim, cada pessoa que a eles pertencem.

A Igreja Católica, perita em humanidade há mais de 2 mil anos, sai em defesa da dignidade de todas as pessoas, promovendo-as na sociedade em que vivem, incluindo-as também nas paróquias e nos diversos segmentos eclesiais, como nos tem falado o Papa Francisco ao priorizar a cultura do encontro e do diálogo.

Aqui, encontramos a grande missão dos católicos e dos demais cidadãos de boa vontade: construir o futuro do mundo apoiando as famílias, as instituições, a cultura, a mídia, as ONGs, os promotores dos entretenimentos, as forças de segurança, os governos das nações, em um só ponto: a dignidade da pessoa humana.

VIVER RESPEITANDO TODOS E VIVER SENDO RESPEITADO POR TODOS!

Como será bom e como se viverá em paz num mundo onde todos se consideram missionários do RESPEITO MÚTUO!

Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo