Crise em Honduras

Bispo de Tegucigalpa diz que diálogo é possível

O Bispo Dom Juan José Pineda, auxiliar de Tegucigalpa, afirmou nesta quarta-feira, 1º, que o diálogo sobre alguns pontos da controvérsia política está registrando avanços, e que os detalhes estão sendo acertados.

"Já há três pontos específicos sobre os quais está se dialogando e agora tentamos afinar os detalhes para responder às inquietações das partes", disse Dom Juan a uma TV local, alegando que existe um pacto de confidencialidade que o impede de dizer quais são.

Ele propôs ao presidente de fato hondurenho, Roberto Micheletti, e ao governante deposto do país, Manuel Zelaya, a implantação de uma mesa de diálogo para resolver a crise, iniciada em 28 de junho.

Segundo o Bispo, o mediador internacional para a mesa de diálogo poderia ser o vice-presidente e ministro das Relações Exteriores do Panamá, Juan Carlos Varela.

Dom Juan explicou que a mesa seria formada por 12 pessoas: três representantes de Micheletti, três de Zelaya, três do movimento popular que exige sua restituição no poder e outros três da União Cívica Democrática (UCD), que reúne organizações empresariais, religiosas e da sociedade civil.

O Bispo auxiliar da capital hondurenha já se reuniu várias vezes com Micheletti e Zelaya, que continua abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo