window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Cultura

Bienal pode abrir diálogo entre Santa Sé e arte contemporânea

Uma "Bienal de arte sacra" promovida pelo Vaticano pode ser realizada paralela à Bienal de Veneza a partir da próxima edição, prevista para acontecer ente 14 de setembro e 23 de novembro. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi. Ele assinalou que na iniciativa há o desejo de abrir um diálogo entre a Santa Sé e a arte contemporânea.

Segundo Dom Ravasi, a idéia ainda está em fase embrionária, mas já foi discutida com o presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, com o presidente do município, Massimo Cacciari, e com possíveis patrocinadores. Um delegado pontifício já visitou alguns locais que poderiam abrigar a mostra, como pequenas igrejas venezianas.

O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura explicou que a iniciativa nasce de uma série de considerações: o escasso conhecimento recíproco entre artistas contemporâneos e a Santa Sé; o desejo de enaltecer artistas religiosos ou espirituais em sentido lato; e o desleixo decorativo em várias igrejas modernas, muitas vezes sem obras de artes ou resignadas a uma qualidade artesanal ou demasiado modesta.

A ''Bienal sacra 2008" deve expor obras já em circulação através de empréstimos e patrocinadores, mas, para o futuro, Dom Ravasi tem uma idéia mais ambiciosa: entrar em contato com artistas de fama internacional e encomendar obras inéditas de caráter religioso ou que tratem de temas universais.

"O artista contemporâneo renunciou a conceitos como a beleza, a estética e também a metafísica, limitando-se a registar fenômenos ou dar voz à matéria", lamentou D. Ravasi.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo