Patrimônio histórico

Biblioteca Vaticana guarda memória histórica da Igreja

A Biblioteca Vaticana reabre suas portas e inaugura a Mostra “Conhecendo a Biblioteca do Vaticano: uma história aberta para o futuro”. O Papa Bento XVI destacou a importância desse patrimônio histórico mundial em carta destinada ao biblitecário responsável, Cardeal Raffaele Faia.

O Santo Padre ressaltou que este é um lugar eminente na memória histórica da Igreja, na qual se mantém veneráveis testemunhos da tradição manuscrita da Bíblia. “A Biblioteca Vaticana tem porém um outro motivo para ser objeto de cuidados e de preocupações dos papas. Ela mantém, desde a sua criação, a abertura inconfundível, realmente 'católica', universal, tudo que é belo, bom, nobre e digno que humanidade produziu ao longo dos séculos”, explicou.

A Igreja Católica sempre buscou, recolheu, conservou, de forma contínua, documentos que expressam os esforços humanos, conscientes ou inconscientes, na busca da Verdade, lembrou o Papa.

Mas a Biblioteca Vaticana não é uma biblioteca teológica ou de características religiosas, ela é fiel às suas origens humanas. “Ela é por vocação aberta ao humano, e assim, serve à cultura”, enfatizou o Pontífice.

Leia mais
.: Biblioteca do Vaticano exibe raridades e permite manuseio
.: Biblioteca Vaticana reabre suas portas dia 20 de setembro

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo