Roma

Biblioteca Vaticana fecha as portas neste sábado para restauração

Hoje, 14, a Biblioteca Apostólica do Vaticano fechou suas portas para ser restaurada. Durante os próximos três anos serão efetuados os trabalhos de restauração considerados inadiáveis pelos seus responsáveis.

Serão instalados sistemas de proteção contra poeira e ar-condicionado e as saídas de incêndio serão incrementadas. Durante o fechamento, estudiosos que dependem da coleção ainda poderão ter acesso a cópias digitais dos manuscritos mais antigos para estudá-los em casa.

A sala de leitura, que em média recebe 100 estudiosos por dia, vai ser ocupada pelos restauradores de livros do Vaticano, que vão tratar de mais de um milhão de obras impressas e outros 75 mil manuscritos. Muitos dos livros atualmente são guardados em abrigos subterrâneos. 

Biblioteca mais antiga do mundo 

A Biblioteca do Vaticano, a mais antiga da Europa e uma das mais importantes do mundo, é famosa pelos seus manuscritos antigos. Já no século IV, está atestado o "scrinium" da Igreja Romana, que servia tanto de Biblioteca como de Arquivo. A fundação oficial data de 1450, sob o pontificado de Nicolau V, com 350 manuscritos em latim. Na época da morte do pontífice, a biblioteca já tinha crescido para 1500 códices e era a maior da Europa.

Em 1475, o seu sucessor, Sixto IV, fiel ao espírito renascentista, decidiu permitir o acesso dos eruditos aos 2524 textos santos e profanos ali reunidos. No começo, a biblioteca teve um carácter especial, sendo composta por Bíblias e trabalhos teológicos, mas especializou-se em trabalhos seculares, sobretudo, os clássicos em grego e em latim.

Hoje, a Biblioteca é conhecida pela sua colecção de manuscritos raros, muitos deles ilustrados com belíssimas iluminuras.

Ali se conservam actualmente 1,6 milhões livros antigos e modernos, 8330 incunábulos(livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV), entre os quais várias dezenas de pergaminhos, mais de 150 mil manuscritos e documentos de arquivos, assim como 100 mil documentos impressos, 300 mil moedas e medalhas e 20 mil objectos de arte.

Uma das peças mais importantes da Biblioteca do Vaticano é o Codex B – a Bíblia completa – isto é, com o Antigo e o Novo Testamento – mais antiga da história de que se tem conhecimento, datada de 325.

Além disso, a Biblioteca possui 300 000 medalhas e moedas da era romana, embora a maioria das peças mais valiosas se tenha perdido quando Napoleão invadiu a Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo