Nesta quinta-feira, 10, o Papa Bento XVI terá um encontro considerado ‘histórico’. Pela primeira vez receberá, em audiência particular, uma delegação de líderes judeus latino-americanos. A intenção é aprofundar o trabalho conjunto em prol da paz e da inclusão.
Na América Latina, maior continente católico, a relação da Igreja com as comunidades judaicas é vista como um exemplo. A delegação será encabeçada pelo brasileiro Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano e inclui membros do executivo do Congresso e os presidentes das comunidades judaicas da região. O Brasil estará representado pelo presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Claudio Lottenberg.
O Congresso Judaico Latino-Americano é a organização que reúne e representa as comunidades da América Latina, atuando como seu braço diplomático frente aos governos e aos organismos internacionais.
A delegação entregará ao Pontífice uma edição especial do livro editado em conjunto com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em que se faz uma retrospectiva das relações entre judeus e católicos nos últimos 40 anos.