Vaticano

Bento XVI se encontra com presidência da CNBB

Num encontro muito descontraído, o Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira, 8, a presidência da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do qual fazem parte Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG), presidente, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus (AM), vice-presidente, e Dom Dimas Lara Barbosa, auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), secretário-geral. 

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Geraldo falou da imensa alegria de encontrar o Santo Padre, e explicou que a presidência da CNBB realiza todos os anos uma visita anual ao Papa, falando do objetivo deste encontro:  “Primeiro para apresentar-lhe o resultado da última Assembléia Geral da CNBB na qual nós fomos eleitos para este atual mandato. E, também, para receber a benção do Papa, bem como sua palavra de orientação, estímulo e encorajamento ao trabalho da Igreja no Brasil, especialmente, ao trabalho que realiza a própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Segundo o presidente da CNBB, o Papa os recebeu de uma maneira muito cordial e alegre, e expressou mais uma vez sua grande alegria com relação a visita que fez ao Brasil. "Claro que nós agradecemos ao Papa, à sua presença, às suas mensagens, à sua palavra e o Papa manifestou um reconhecimento muito grande com a maneira como foi recebido no Brasil e expressou também uma grande satisfação em poder perceber assim de perto toda vitalidade da Igreja no Brasil como se manifestou por ocasião de sua visita".

Dom Luiz não escondeu sua alegria e disse estar muito emocionado pelo encontro com o Santo Padre, destacando que o Papa se mostrou muito aberto e carinhoso com a Igreja no Brasil. "O Santo Padre se mostrou muito interessado pela Igreja do Brasil na Amazônia. Você sabe que este é um dos grandes problemas que nós estamos enfrentando, uma Igreja que tem imensos desafios, as distâncias são enormes, o pessoal é pouco, uma pastoral muito custosa, e nós tivemos uma palavra muito compreensiva do Santo Padre e nos dá assim alento e eu vou levar inclusive para os bispos da região essa palavra de entusiasmo. Vamos continuar nosso trabalho, pois sabemos que atrás de nós está o Santo Padre, nos apoiando e nos dando aquela força que precisamos".

Dom Geraldo destacou ainda que o Santo Padre acompanhou com muito interesse esta questão da presença e atuação da Igreja na Amazônia, e também os encaminhamentos que a CNBB já está dando para aplicar em nosso contexto brasileiro as grandes linhas, propostas, aplicações do documento de Aparecida.

"Como todos sabemos, em maio deste ano em Aparecida se realizou a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, e o documento que daí saiu traz muitas propostas, não só uma reflexão teórica, mas eu diria assim, propostas práticas e concretas para a Igreja no continente latino-americano. E é claro que a CNBB tem a grande responsabilidade de procurar incorporar estas orientações do documento de Aparecida na prática e no dia a dia da vida da Igreja em nosso país", apontou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo