Fim de semana especial

Bento XVI se encontra com os jovens europeus em Loreto

Um ano antes da Jornada Mundial da Juventude, na Austrália, Bento XVI vai ao encontro dos jovens católicos da Itália e do resto da Europa na localidade de Loreto, um dos santuários marianos mais importantes da Itália.

O encontro acontece ao longo deste fim de semana, 1 e 2 de Setembro, e inclui um elemento de novidade, dado que o Papa vai manter um diálogo com os jovens participantes, na noite de Sábado, respondendo a algumas das suas perguntas.

O tema principal será a condição juvenil vista como "lugar de marginalidade, mas condição privilegiada de encontro com Deus", como explicam os organizadores do evento.

São esperados 300 mil jovens de toda a Itália, para além de 800 jovens delegados que procedem de lugares como a Dinamarca, Grã-Bretanha, Letônia, Estônia, Argélia, Egito, Tunísia, Jordânia, Autoridade Palestina, Israel e Turquia. Da Ucrânia chegaram representantes de rito latino e greco-católicos, enquanto a delegação líbia é formada por um egípcio, três iraquianos e dois filipinos.

As delegações mais numerosas serão a polaca (com aproximadamente cem jovens, em boa parte de Cracóvia), seguida da húngara, da francesa, da espanhola, da croata, da grega, da russa, da portuguesa e da eslovena. Cada uma dessas delegações está formada por cerca de 25 jovens.

Dom Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal da Itália, considera que "o mundo juvenil italiano, crente ou não crente, vê na figura do Santo Padre, de modo particularíssimo, uma resposta aos altos ideais que eles buscam e esperam".

Bento XVI parte de helicóptero de Castel Gandolfo, em direção a Loreto, na tarde deste sábado. Sua chegada está prevista para depois das 17h30, hora local, e às 18h00 efetuará a sua entrada em Montorso, onde será acolhido por milhares de jovens provenientes de todas as regiões da Itália, numa "agorà" católica que deseja ser uma etapa de aproximação ao Dia Mundial da Juventude, programado para Julho de 2008, na Austrália.

Durante o encontro com os jovens que durará cerca de três horas, o Papa responderá a algumas perguntas e depois pronunciará um discurso. Às 21h15 Bento XVI transferir-se-á para o Santuário mariano de Loreto para um momento de oração, privado e, depois, em ligação via vídeo com a multidão de jovens, dará inicio à vigília noturna.

O Domingo, 2 de Setembro, inicia-se com a Missa, às 9h30, seguida da tradicional oração mariana do Ângelus. Na parte da tarde, às 17h00, tem lugar o encontro com a população de Loreto no átrio do Santuário, e às 17h45 o regresso de helicóptero a Castel Gandolfo.

Estará presente também em Loreto uma delegação de jovens procedente da Austrália, que promove a participação na Jornada Mundial da Juventude, em Julho de 2008, em Sidney.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo