O Papa Bento XVI recebeu nesta manhã em visita "ad Limina Apostolorum" os bispos do Peru. Bento XVI destacou que "a unidade autêntica na Igreja é sempre fonte inesgotável de espírito evangelizador. Neste sentido, sei que os senhores estão acolhendo, em seus programas pastorais, o impulso missionário promovido pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, celebrada em Aparecida, e especialmente a "Missão continental", com vistas a que cada fiel aspire à santidade encontrando-se com Jesus, amando-o com perseverança e conformando a sua vida aos critérios evangélicos, de modo que se criem comunidades eclesiais de intensa vida cristão.
"A visita ad limina apostolorum – sublinhou o Papa – é uma ocasião significativa para fortalecer os laços de comunhão com o Romano Pontífice e entre eles mesmos, sabendo que nas suas missões pastorais deve estar sempre presente a unidade de toda a Igreja, para que suas comunidades, como pedras vivas, contribuam para a edificação de todo o Povo de Deus."
Também hoje, – afirmou Bento XVI – como ao longo de toda a história da Igreja, é imprescindível cultivar o espírito de comunhão, valorizando as qualidades de cada um dos irmãos que a Divina Providência quis colocar ao nosso lado.
O Pontífice exortou ainda os Bispos, a convocarem todas as forças vivas de suas Dioceses, para que caminhem a partir de Cristo irradiando sempre a luz de seu rosto, em particular aos irmãos que, talvez por sentirem-se pouco valorizados ou não suficientemente atendidos em suas necessidades espirituais e materiais, buscam em outras experiências religiosas respostas às suas inquietudes.
No seu discurso, depois de recordar o exemplo de Santo Toribio de Mogrovejo, o Papa, dirigiu o seu pensamento a todos os peruanos que se encontram em dificuldade.
"Dirijo o meu pensamento a todos os peruanos que não têm um trabalho e carecem de adequados serviços educativos e sanitários, como também àqueles que vivem nas periferias das grandes cidades e em áreas isoladas. Penso – finalizou o Papa – naqueles que caíram vítimas do vício da droga ou da violência. Não podemos nos esquecer desses nossos irmãos mais fracos e queridos por Deus, tendo sempre presente a caridade de Cristo."
Antes de receber os bispos do Peru, o Papa iniciou esta segunda-feira recebendo em audiência o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri. Em seguida, o Núncio Apostólico na República do Congo e no Gabão, com os seus familiares, Dom Jan Romeo Pawlowski. E no final da tarde o Papa recebe ainda o Presidente da República da Polônia, senhor Lech Kaczyński, com a sua esposa e Comitiva.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com