Audiência

Bento XVI recebeu o novo Secretário das Causas dos Santos

Bento XVI recebeu em audiência, esta manhã, no Vaticano, o novo secretário da Congregação das Causas dos Santos, Arcebispo Michele Di Ruberto. A missa de ordenação episcopal de Dom Ruberto foi concelebrada pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, na tarde do último sábado, dia 30 de junho.

Na homilia, o purpurado se deteve sobre as figuras dos santos, definidos "o rosto esplendente" da Igreja. "Olhando para as grandes figuras dos santos de todos os tempos _ disse o Cardeal Bertone _ vemos pessoas determinadas a realizar não somente seus ideais, nobres ideais, mas primeiramente comprometidas em aderir ao projeto de Deus sobre o homem."

O secretário de Estado ressaltou, desse modo, que nós "podemos pensar e esperar que os santos sejam muito numerosos, não somente os que foram elevados às honras dos altares, pelos quais Dom Ruberto tanto trabalhou e continuará trabalhando, mas também aqueles que se conformaram ao espírito das bem-aventuranças no anonimato, no dia-a-dia".

A seguir, o Cardeal Bertone se deteve sobre o papel do bispo, que, afirmou, "é um peregrino que caminha junto a todos, entrando com dedicação na dimensão diária, com os seus altos e baixos de alegria e de sofrimento, para criar uma síntese mais alta, iluminada pelas instâncias do Evangelho".

Dom Michele Di Ruberto, 73 anos, foi nomeado arcebispo e secretário da Congregação das Causas dos Santos no dia 5 de maio passado. Desde 1992 era subsecretário do mesmo organismo vaticano. Ele é natural da diocese de Lucera, na província italiana de Foggia. Ordenado sacerdote em 1957, em 1962 doutorou-se em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense. (RL)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo