Audiência

Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Paraguai

Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Paraguai, Duarte Frutos, com quem passou em revista "a situação atual do país" sul-americano.

Segundo um breve comunicado oficial da Santa Sé, no encontro foi abordado "o papel próprio da Igreja e do Estado na vida política e no desenvolvimento humano, moral, educativo e sócio-econômico da Nação".

As relações Igreja-Estado já conheceram melhores dias no Paraguai: ao longo dos últimos meses, o confronto que opõe Duarte Frutos à hierarquia católica intensificou-se, com novas acusações do político contra alguns bispos e sacerdotes, que considera estarem "metidos na política partidária".

As primeiras acusações de Duarte Frutos foram contra Fernando Lugo, Bispo que se lançou como candidato presidencial e aparece como favorito em todas as sondagens. O Vaticano suspendeu D. Lugo, recusando o pedido de renúncia que o prelado apresentara, de forma a poder concorrer às eleições.

Da passagem do presidente paraguaio pelo Vaticano, que incluiu ainda encontros com o Cardeal Tarcísio Bertone e o Arcebispo Dominique Mamberti, responsáveis máximos pela diplomacia vaticana, saíram votos de que "a sociedade paraguaia prossiga no caminho do bem comum, da legalidade e da paz social, inspirada pelos valores cristãos da justiça e do respeito recíproco entre todos os cidadãos".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo