Igreja Oriental

Bento XVI recebe patriarca ortodoxo ecumênico de Constantinopla

O Papa Bento XVI recebeu, nesta manhã, o patriarca ortodoxo ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Ao fim da reunião, eles recitaram o Pai Nosso e a Ave Maria em latim na Capela Urbano VIII do Palácio Apostólico.

Este é o terceiro encontro do Papa com o patriarca ecumênico. O primeiro  ocorreu quando Bento XVI visitou Istambul para a Festa de Santo André, em novembro de 2006. O segundo encontro foi durante a viagem de Bartolomeu em Nápoles, em outubro do ano passado, para participar de um Encontro Internacional para a Paz.

Esta ocasião é histórica e faz memória ao abraço de paz entre Paulo VI e Atenágora, então patriarca, que exprimiram a alegria de sentir-se irmãos e de renovar o empenho em favor da plena união. Em tal ocasiao, o Papa declarou que a Igreja Católica estava pronta para "fazer todo o possível para superar os obstáculos e reencontrar os irmãos Ortodoxos para, assim, restabelecer a plena comunhão entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla".

Nesta tarde o patriarca Bartolomeu I vai a Basílica Papal de Santa Maria Maior e presidirá o Ato Acadêmico na Sala Magna do Pontifício Instituto Oriental com uma lectio magistralis com o tema "Teologia, liturgia e silêncio. Prospectivas fundamentais dos Padres Orientais para hoje".

O patriarca, que recentemente recebeu um doutorado honoris causa em ciências internacionais pela Universidade de Trieste, fará esta noite uma palestra sobre "Teologia, Liturgia e Silêncio: Pensamentos fundamentais dos patriarcas orientais para o mundo moderno".

Estão acompanhando Bartolomeu I nesta viagem, Sua Eminência Gennadios, arcebispo metropolitano do ortodoxo grego em Itália e Malta, exarch para o sul da Europa; Sua Eminência Athanasios de Helioupolis e Thiera; e Sua Eminência Ioannis de Pergamo, ortodoxos presidente da Joint Comissão Teológica Internacional para o Diálogo entre as Igrejas Católica e Ortodoxa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo