window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Arcebispo Hilarion

Bento XVI recebe líder do Patriarcado de Moscou

O Papa Bento XVI recebeu nesta sexta-feira, 18, em Castel Gandolfo, o presidente do Departamento das Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado de Moscou, Arcebispo Hilarion.

Esta é a primeira visita a Roma do arcebispo ortodoxo, após sua nomeação ao atual encargo e, nesta quinta-feira, 17, o líder ortodoxo esteve com o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper.

Após o encontro, o Cardeal Kasper reiterou que são boas as relações entre Igreja Católica e Patriarcado de Moscou. As duas partes se encontrarão, em outubro, próximo na ilha de Chipre – no leste do mar Mediterrâneo – por ocasião da sessão plenária da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Um dos principais temas do encontro será o papel do bispo de Roma na Igreja presente no mundo inteiro.

Ontem à tarde, o arcebispo ortodoxo visitou a Comunidade romana de Santo Egidio participando da oração na Basílica de Santa Maria no Trastevere. Ao término do rito, o Arcebispo Hilarion falou sobre a necessidade do testemunho comum dos cristãos "num mundo descristianizado, numa época que alguém erroneamente a define como pós-cristã", disse ele.

"A sociedade contemporânea, com o seu consumismo, hedonismo, materialismo prático e relativismo moral, lança a todos nós cristãos um desafio sério e difícil", prosseguiu o prelado ortodoxo.

Segundo o representante ortodoxo, o futuro da humanidade e, talvez, a possibilidade de que a vida continue em nosso planeta depende também da nossa resposta de cristãos a esse desafio. É um desafio que nos é lançado e também a nossa resposta deve ser comum.

"Somente juntos poderemos propor ao mundo os valores espirituais e morais da fé cristã. Juntos poderemos oferecer a nossa visão cristã acerca da família, da procriação, de um amor humano feito não somente de prazer; afirmar o nosso conceito de justiça social, de uma mais equânime distribuição dos bens, de um compromisso com a salvaguarda do ambiente, com a defesa da vida humana e da sua dignidade", ressaltou.

"Diante desse desafio comum que o mundo atual nos lança, hoje mais do que nunca nós cristãos devemos estar juntos", concluiu o enviado do Patriarcado de Moscou.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo