Patriarcado Ecumênico

Bento XVI recebe delegação de Constantinopla

O Papa Bento XVI recebeu, neste sábado, 27, uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que veio a Roma por ocasião da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, festa que coincide com o encerramento do Ano Paulino. Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso decidido e convicto da Igreja católica para a unidade dos cristãos.

De acordo com o Papa, a presença da delegação do Patriarcado de Constantinopla para a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo já é tradicional, sendo “sinal de fraternidade eclesial”, que evidencia o compromisso comum das duas Igrejas irmãs “na busca da plena comunhão”.

“A Igreja Católica pretende contribuir em todos os modos possíveis para o restabelecimento da plena unidade segundo a vontade de Cristo”, reafirmou o Papa Bento XVI . Nesta perspectiva, o Santo Padre olha “com confiança para a continuação dos trabalhos da Comissão internacional mista para o diálogo teológico entre ortodoxos e católicos”.

O próximo encontro se realizará em outubro em Chipre e constituirá, nas palavras do Papa, “um tema crucial para as relações entre Oriente e Ocidente, ou seja, o papel do bispo de Roma na comunhão da Igreja durante o primeiro milênio (…). O estudo desse aspecto é indispensável para poder aprofundar globalmente tal questão no quadro atual da busca da plena comunhão”.

O Pontífice expressou ainda o desejo de “que as incompreensões e as tensões que se verificaram entre os delegados ortodoxos por ocasião das últimas sessões plenárias dessa comissão sejam superadas no amor fraterno, de modo que o diálogo seja mais plenamente representativo por parte da ortodoxia”.

Enfim, Bento XVI dirigiu, através da delegação ortodoxa, a sua “calorosa e fraterna saudação no Senhor”, ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo