O Papa Bento XVI recebeu neste sábado, no Vaticano, os Bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, em visita Ad Limina Apostolorum.
Segundo disse à Agência Ecclesia, o Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, o Papa manifestou "uma grande proximidade", assegurando que o encontro se desenrolou num clima de "profunda amizade e interesse pela vida da Igreja" em Braga.
"Deixou-nos o seu entusiasmo e uma palavra de estímulo para que continuemos na evangelização, uma palavra de ordem, a partir da família e da juventude", destacou.
Para o Arcebispo o mais importante é o jeito acolhedor de Bento XVI, "com muita simplicidade, querendo conhecer, e com muita solicitude".
Dom Albino Cleto, Bispo de Coimbra, destacou o interesse particular que o Papa manifesta pela vida das dioceses. "Foi muito amável, muito interessado em saber da Universidade de Coimbra", relata.
"A nossa conversa passou pelas vocações, o seminário, a preparação dos leigos e, acima de tudo, sobre a pastoral juvenil e universitária", referiu o Bispo de Coimbra.
"O Santo Padre quis saber como é que a nossa pastoral estava a preparando os futuros responsáveis para um país europeu cristão. Eu falei da necessidade de uma ética deontológica cristã e ele interessou-se por isso", conclui.
No total, estão presentes 37 dos 49 bispos de Portugal, que devem permanecer no Vaticano até o dia 12 deste mês.