O Papa Bento XVI recebeu, nesta quinta-feira,30, os bispos da Conferência Episcopal da Argentina, na conclusão da visita ad Limina Apostolorum.
Ao término da visita, o Papa entregou aos 30 bispos presentes um discurso no qual recordou o ministério que o Senhor lhes confiou: "levar a mensagem de paz e reconciliação a todos, cuidar com amor paternal do Povo Santo de Deus e conduzi-lo à salvação".
Neste sentido, o Santo Padre disse que "no exercício do seu ministério episcopal, o bispo deve se comportar sempre como aquele que serve, se inspirando, constantemente, no exemplo daquele que veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida para o resgate de muitos".
Ser bispo, frisou o Pontífice, é um título de honra quando é vivido em espírito de serviço e como participação humilde e desinteressada na missão de Cristo. A contemplação da imagem do Bom Pastor servirá de modelo e encorajamento, no esforço de anunciar e propagar o Evangelho, a cuidar dos fiéis com ternura e misericórdia, e a defender os mais fracos.
Por fim, Bento XVI exortou os bispos argentinos a fomentarem em suas comunidades diocesanas o exercício da caridade, sobretudo com os mais necessitados. Depois, insistiu sobre a importância da oração, frente ao ativismo e ao secularismo, sobre o carinho, respeito e confiança com os presbíteros e o compromisso dos fiéis leigos.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com