Todos os anos o Papa confia, mês a mês, suas intenções ao Apostolado da Oração. Neste primeiro mês de 2008, Bento XVI pede aos fiéis que rezem, de modo especial, pela unidade entre os cristãos.
A intenção geral para o mês de janeiro é: "Para que a Igreja aumente seu esforço pela plena unidade visível, de modo que manifeste cada vez mais seu rosto de comunidade de amor, onde se reflete a comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Neste mês, a maioria dos países, comemora o centenário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro. Aqui, no Brasil, nós celebramos esta semana entre as festas da Ascensão e Pentecostes.
O Papa confiou também sua intenção missionária: "Para que a Igreja na África, que se prepara para celebrar sua segunda Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos, siga sendo sinal e instrumento de reconciliação e de justiça em um continente ainda marcado pelas guerras, a exploração e a pobreza".
O Apostolado da Oração é uma iniciativa seguida por cerca de 50 milhões de pessoas, nos cinco continentes. Nasceu em 1844 em Vals (França) de uma idéia do Padre jesuíta Francisco Xavier Gautrelet. Desde a aprovação de seus primeiros estatutos, por Pio IX, até João Paulo II, tem sido recomendado por todos os Pontífices.
No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 1867, em Recife (PE), na Igreja de Santa Cruz.