Vaticano

Bento XVI faz nova mudança na Cúria Romana

O Papa Bento XVI nomeou hoje, 9, como novo prefeito da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Arcebispo de Toledo desde 2002 e Primaz de Espanha. Esta é a sexta mudança na liderança das Congregações da Cúria Romana, que são nove ao todo.

O Cardeal espanhol substitui no cargo o nigeriano Francis Arinze, que apresentou a sua resignação por ter ultrapassado o limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico (75 anos).

A Congregação do Culto Divino ocupa-se da regulamentação e promoção da liturgia, em primeiro lugar dos Sacramentos. Conforme determina a Constituição Apostólica "Pastor Bonus", de João Paulo II – que redifiniu o funcionamento da Cúria -, esta Congregação "favorece e tutela a disciplina dos Sacramentos, de modo especial em tudo aquilo que diz respeito à válida e lícita celebração dos mesmos".

A Congregação promove com meios eficazes e adequados a ação pastoral litúrgica, de modo particular naquilo que se refere à Celebração da Eucaristia e assiste os Bispos diocesanos, para que os fiéis participem cada vez mais ativamente na Sagrada Liturgia.

O novo prefeito, Cardeal Cañizares Llovera, nasceu em Outubro de 1945. Foi ordenado sacerdote em 1970 e destacou-se na investigação teológica.

Foi ordenado Bispo em 1992 e criado Cardeal pelo atual Papa em 2006. Na Conferência Episcopal do seu país desempenhou os cargos de vice-presidente, membro do comitê executivo e da comissão permanente e presidente da comissão responsável pela área do ensino e da catequese.

Na Cúria Romana é membro da Congregação para a Doutrina da Fé e da Comissão Pontifícia "Ecclesia Dei".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo