window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Missa de sufrágio

Bento XVI faz memória ao Cardeal Bernardin

Bento XVI recordou a figura do reitor emérito do Colégio dos Cardeais, Cardeal Bernardin Gantin, após a Missa desta manhã, na Basílica de São Pedro. A celebração foi em sufrágio pelo bispo que faleceu na última terça-feira, 13, aos 86 anos. A missa foi celebrada pelo Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio dos Cardeais, e concelebrada por outros bispos. Em seu discurso, o Papa destacou o amor do cardeal pela Eucaristia.

"Ninguém, nem mesmo a morte, pode resistir a onipotência de Deus. Essa é a nossa fé, fundada na ressurreição de Cristo. Esta é a nossa segurança".

"Nesta perspectiva de fé e de esperança na ressurreição, recordamos do Cardeal Bernardin Gantin que "até o fim da vida foi disponível para servir a Deus e aos irmãos, fiel ao lema que escolheu quando ele foi ordenado bispo "A seu Santo Serviço".

O Santo Padre falou sobre a personalidade do prefeito emérito da Congregação para os Bispos, que juntou, salientando que foi "o primeiro Africano a desempenhar papel de grande responsabilidade na Cúria Romana."

Bento XVI falou, partilhando as experiências que teve com o Cardeal que apreciava sua sabedoria, sua forte fé e seu compromisso sincero a Cristo e ao seu vigário na terra, o Papa. O Papa afirmou que o cardeal usou sua vida para a Igreja.

"No ministério pastoral do Cardeal Gantin há havia um amor constante pela Eucaristia, fonte de sua santidade e de comunhão eclesial. Foi nesta basílica, quando celebramos sua última missa antes deixar Roma, que salientou que a unidade gera a Eucaristia na Igreja, citando a famosa frase de São Cipriano bispo Africano: 'A partir daqui refulge a única fé para o mundo: aqui vem a unidade do sacerdócio'. Essa poderia ser a mensagem que nos deixa Cardeal Gantin como um testamento espiritual", concluiu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo