window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Catequese

Bento XVI fala sobre os ensinamentos de São Paulino de Nola

"O homem sem Cristo é apenas pó!". Assim afirmava São Paulino de Nola, padre da Igreja apresentado na catequese de hoje por Bento XVI.

O Pontifice explicou que Paulino no primeiro momento de sua vida dedicou-se a politica, destacando-se por sua sabedoria e habilidade em governar.

O santo nasceu no V século na Gália (França), e foi descobrindo a fé através do povo que governava. Recebeu de Santo Ambrósio em Milão a catequese e o batismo.

Alguns anos depois, recordou Ratzinger, Paulino perdeu o filho recém-nascido, e decidiu então, juntamente com a mulher, doar todos os bens aos pobres e fundar uma comunidade monástica. Uma rigorosa vida de oração, meditação das escrituras e caridade caracterizaram a nova fundação.

Paulino tornou-se sacerdote e depois foi ordenado Bispo de Nola, e seu episcopado, declarou Bento XVI, caracterizou-se pela imensa caridade que exercia em favor dos pobres e peregrinos.

Aos 5 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI, o Pontífice afirmou que Sao Paulino de Nola "com o seu talento poético e sua refinada educação literária escreveu muitos cantos para exaltar a beleza de Deus encarnado, crucificado e ressuscitado".

Bento XVI lembrou ainda que, em seus escritos, se destaca sobretudo o sentido de unidade Eclesial. 

Como de costume, após o discurso em língua italiana, Bento XVI fez o resumo da catequese em francês, inglês, alemão e espanhol.

Após saudar os peregrinos em 4 idiomas, encerrou com a Benção apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo