window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Catequese

Bento XVI ensina a magnífica mensagem do Apóstolo Paulo

O Papa Bento XVI encontrou-se, esta manhã, 8, na Praça São Pedro, diante da Basílica Vaticana, com milhares de peregrinos e fiéis, provenientes de vários países do mundo, para a tradicional Audiência Geral.

Continuando sua série de reflexões sobre a figura de São Paulo, Apóstolo dos Gentios, pelos seus dois mil anos de nascimento, que a Igreja celebra este ano, o Santo Padre meditou sobre a sua relação com o chamado "Jesus histórico", embora Paulo tenha se encontrado com Cristo ressuscitado, no caminho de Damasco.

"Quando o Apóstolo diz em sua Carta aos Coríntios que conheceu Jesus "segundo a carne", não queria dizer que tenha estado com Ele aqui na terra, mas que o havia considerado com critérios humanos", disse o Papa. E afirmou, "com efeito, Paulo conheceu Jesus histórico através da primeira comunidade cristã, ou seja, através da mediação da Igreja nascente".

"De fato", continuou o Pontífice, "em seus escritos, o Apóstolo dos Gentios faz numerosas referências diretas e implícitas sobre o que ele tinha ouvido sobre a figura e a pregação do Mestre, o Senhor. "Por outro lado", ressaltou, "há várias outras alusões claras aos ensinamentos de Jesus, transmitidos pelos Evangelhos sinópticos, assim como temas que se referem à pregação de Jesus. Algumas vezes, Paulo até muda o contexto para aplicar tais temas a quem, sem ter conhecido Jesus terreno, reconhecia o Senhor ressuscitado como Redentor e Salvador".

O Papa concluiu dizendo, que "mais do que contar coisas sobre Jesus, como uma pessoa do passado, Paulo proclama que Ele veio para todos, agora e sempre: Ele é a vida da nossa vida. Eis a sua magnífica mensagem!"

Saudação

Após a sua catequese semanal, Bento XVI passou a cumprimentar os diversos grupos de peregrinos, presentes na Audiência Geral, em dez línguas.

Falando em italiano, o Pontífice cumprimentou os peregrinos da diocese de Vigevano, entre os quais se encontravam algumas Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz, que vieram a Roma para agradecer a beatificação do seu fundador, Francesco Pianzola, realizada no último sábado, na catedral da cidade.

"Francesco Pianzola, sábio pregador", disse o Papa, "soube renovar os corações com a luz do Evangelho e com a força da Eucaristia. De fato, ele extraiu da Eucaristia aquele ardor de caridade que o tornou atento especialmente às necessidades dos jovens, dos quais foi amigo, irmão e pai. E o Santo Padre exortou: "Caros amigos, imitem o exemplo do novo bem-aventurado e sejam também, como ele, sinais luminosos da presença de Cristo, mediante uma convicta fidelidade à Igreja".

Enfim, ao término da Audiência Geral, Bento XVI dirigiu sua saudação também aos presentes de língua portuguesa, acompanhada de sua Bênção Apostólica:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação para todos os presentes, mormente os grupos paroquiais referidos de Itapecerica da Serra, Monte Sião e São Paulo, no Brasil. Bem-vindos a Roma! Pisais terra santa, banhada pelo sangue dos mártires. Quiseram obrigá-los a deixar Cristo para salvarem a vida, mas eles responderam que a sua vida era Cristo; e, certos disso, preferiram Cristo à própria vida. Possa a mesma certeza iluminar a vida de cada um de vós e dos vossos familiares, que de coração abençôo".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo