Catequese

Bento XVI dedica catequese de hoje à sua viagem à Áustria

O Santo Padre deixou, esta manhã, a residência apostólica de verão, em Castel Gandolfo, para vir, de helicóptero, ao Vaticano, para a Audiência Geral desta manhã.

Em sua catequese, o pontífice fez uma retrospectiva, para os milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, sobre a sua recente visita à Áustria _ a sétima peregrinação apostólica de seu pontificado _ para celebrar os 850 anos de fundação do santuário mariano de Mariazell.

Recordando as principais etapas de sua visita, entre as quais a visita ao Memorial da Shoah, na Praça dos Judeus (a Judenplatz), onde prestou homenagem às vítimas austríacas do Nazismo, e o encontro com o presidente Heinz Fischer e com o corpo diplomático, o Papa sublinhou que esses e outros encontros foram ocasiões preciosas para exortar os responsáveis das nações, a favorecerem sempre a causa da paz e do autêntico desenvolvimento econômico e social.

"Visando especialmente a Europa _ disse ainda o Papa _ renovei meu encorajamento a levar avante o processo de unificação européia, com base no patrimônio comum dos valores cristãos. De resto, Mariazell é um dos símbolos de encontro entre os povos europeus, em torno da fé cristã".

O ponto alto da peregrinação de Bento XVI por terras austríacas foi, de fato, a visita (e a sucessiva celebração) ao santuário mariano de Mariazell, no dia em que a liturgia celebrava a festa da Natividade de Maria.

"Admirei a coragem exemplar de milhares e milhares de peregrinos que, apesar da chuva e do frio, estavam presentes. A eles ilustrei o tema central da minha viagem: "Olhar para Cristo", um itinerário aprofundado durante os meses que antecederam a minha visita ao país".

A partir do tema central de sua visita à Áustria, o pontífice exortou os fiéis a olharem para Cristo, com os olhos de Maria, a fim de descobrirem que ele é o Deus de Amor, que por nós se fez homem e morreu na cruz.

Recordando a celebração da Santa Missa na Catedral de Santo Estevão, em Viena, no domingo, o Papa voltou a insistir na importância do significado e do valor do domingo como dia dedicado ao Senhor.

O Papa reviveu também a sua visita à Abadia de Heligenkreutz, onde são conservadas as relíquias da Santa Cruz, sublinhando que os monges seguem à risca, a regra beneditina do "ora et labora", dando prioridade à oração, ao trabalho e à defesa da criação.

O último compromisso do pontífice em terras austríacas foi seu encontro com o mundo do voluntariado. Naquela ocasião _ sublinhou o Papa esta manhã _ "quis manifestar meu apreço às tantas pessoas, de todas as idades, que prestam, gratuitamente, um serviço ao próximo, tanto na comunidade eclesial, quanto na sociedade austríaca". " Eis porque _ acrescentou _ quis animar a cultura do voluntariado, mediante a qual se pode oferecer uma contribuição preciosa para a construção da civilização do amor".

O Santo Padre concluiu sua catequese, agradecendo ao Senhor por essa visita à Áustria: uma forte experiência eclesial e a demonstração de uma Igreja que se coloca, como sempre, a serviço da paz e do verdadeiro progresso social, em prol de toda a família humana.

A seguir, o pontífice saudou os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, em diversas línguas. Eis o que disse, aos presentes de língua portuguesa: "A minha saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, com uma bênção particular para os alunos e formadores do Seminário Maior do Patriarcado de Lisboa, que celebram com esta romagem os setenta e cinco anos da sua abertura. Pedro disse um dia: "Vou pescar!" e aqueles que estavam com ele responderam: "Nós também vamos contigo!" Queridos amigos, subi para a barca, saiamos para a pesca! Às ordens de Cristo-Rei… Este tempo do Seminário gera uma maturação particularmente significativa na vossa consciência: deixais de olhar para a Igreja "de fora", para vos sentirdes dentro dela, como se fosse vossa casa. Ganhais, assim, aquele "sentire cum Ecclesia" que fará de vós humildes e fiéis servidores da Verdade, pastores segundo o Coração de Deus." 

Encerrada a Audiência Geral, o Santo Padre retornou, de helicóptero, à residência pontifícia de Castel Gandolfo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo