Hoje, nos Estados Unidos, o Papa Bento XVI completa 81 anos. O Santo Padre nasceu em 16 de abril de 1927, em Marktl-am-Inn, Diocese de Passau, na região alemã da Bavária. Ele chegou aos EUA ontem, 15, às 17 horas (horário de Brasília) e para que o Santo Padre descansasse da longa viagem, não houve recepção oficial. A cerimônia de boas-vindas acontece hoje, inclusive, para comemorar seu aniversário. Esta é a 8ª Viagem Apostólica internacional de Bento XVI e a primeira aos EUA, que tem como tema: "Cristo, nossa esperança".
.: Canção Nova na cobertura da visita de Bento XVI aos EUA
O dia do Papa iniciou às 8 horas, horário local (9 horas, horário de Brasília), com uma Missa na Capela da Nunciatura Apostólica de Washington. Às 10 horas, horário local, (11 horas horário de Brasília) ele segue para a Casa Branca.
Na Casa Branca haverá, às 10h30, horário local (11h30, horário de Brasília) a cerimônia oficial de boas-vindas aos EUA. O Papa será recebido, no pórtico sul, pelo Presidente George Bush e pela Primeira Dama. Estarão presentes, entre as autoridades civis e religiosas, os 17 Cardeais norte-americanos, a Presidência da Conferência Episcopal dos EUA, os bispos da capital, além de cinco mil pessoas.
Depois da cerimônia de boas-vindas, o Papa fará uma visita de cortesia ao Presidente Bush, na Sala Oval da Casa Branca, onde se dará um encontro privado.
Ao mesmo tempo, o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, manterá um encontro com a Secretária de Estado dos EUA, Condoleeza Rice. Estarão presentes no encontro o Substituto dos Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni, o Núncio Apostólico nos EUA, Dom Pietro Sambi, e o Embaixador dos EUA, junto à Santa Sé, Mary Ann Glendon.
Ao deixar a Casa Branca, o Bispo de Roma regressará à sede da Nunciatura Apostólica, para o almoço com a Presidência da Conferência Episcopal norte-americana e com a comitiva papal. Durante o almoço será festejado o aniversário de Bento XVI.
Na parte da tarde, Bento XVI receberá, na Nunciatura, Representantes de organizações caritativas católicas e, no final da tarde, manterá um encontro com os Bispos da Conferência Episcopal dos EUA, no Santuário da Imaculada Conceição, Padroeira dos EUA, depois da celebração das Vésperas. Sobre este encontro, o cardeal-arcebispo de Chicago, Dom Francis George, disse:
"Em primeiro lugar, hoje, 16 de abril, é seu aniversário. Portanto, daremos os parabéns a Bento XVI; depois, durante a celebração, agradeceremos a Deus por ter nos dado este Papa, Sucessor de Pedro. Ademais, certamente, ele nos falará sobre temas, como a tradição da fé católica, que representa um desafio para as gerações de um mundo em contínua e rápida mudança. O Bispo de Roma vem falar-nos de Jesus e da sua Esperança, no contexto de uma Igreja profundamente ferida pelo terrível crime de abusos sexuais, perpetrados contra menores, por parte de alguns sacerdotes e bispos. O Papa, certamente, nos falará disso, mas também da realidade geral da sociedade, à qual pregamos o Evangelho: ameaças à família, falência de tantos matrimônios, também católicos; a compreensão da sexualidade humana: todos esses temas são ligados ao seu Pontificado."
Depois da celebração das Vésperas com os Bispos norte-americanos, o Santo Padre regressa à sede da Nunciatura Apostólica, para um jantar privado. Assim, ele conclui seu primeiro dia de atividades públicas, na capital norte-americana.