O apóstolo dos jovens

Bento XVI apresenta aos jovens Dom Bosco como mestre de vida

Bento XVI apresentou, nesta quarta-feira, 30, em particular aos jovens, aos enfermos e aos recém-casados, a figura de São João Bosco, sacerdote e educador, cuja memória litúrgica celebra-se hoje, quinta-feira, 31.

Em particular, dirigindo-se aos jovens, convidou-os ver nele "um autêntico mestre de vida".

Diante dos enfermos presentes na Sala Paulo VI, alguns em cadeiras de rodas, convidou-os a aprender «de sua experiência espiritual a confiar em toda circunstância em Cristo crucificado».

Por último, saudando os recém-casados, alguns em traje de bodas, recomendou: "recorrer a sua intercessão para assumir com compromisso generoso vossa missão de esposos".

São João Bosco (1815-1888), italiano, fundou os três ramos da Família Salesiana: Sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana), Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e Associação de Salesianos Cooperadores.

É conhecido como o "apóstolo dos jovens" com o método da persuasão, da religiosidade autêntica, do amor orientado sempre a prevenir mais que a reprimir.

Um dos frutos mais excelsos de sua pedagogia é São Domingos Sávio, de quinze anos, que havia sintetizado sua lição com estas palavras: "Nós, na escola de Dom Bosco, fazemos consistir a santidade em estar muito alegres e no cumprimento perfeito de nossos deveres".

Em 31 de janeiro de 1988, João Paulo II o declarou "pai e mestre da juventude", "estabelecendo que com este título seja honrado e invocado, em particular pelos que se reconhecem como seus filhos espirituais".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo