Curiosidade

Belém: Gruta do Leite recebe famílias que pedem a intercessão de Maria

Local se tornou conhecido por suas tradições e depoimentos de casais que recorrem à intercessão da Virgem Maria 

Gracielle Reis
Da Terra Santa

Gruta do Leite em Belém / Foto: Gracielle Reis

Ao sul da Basílica da Natividade, em Belém, a cerca de 200 metros, está a capelinha da “Gruta do Leite”. Segundo uma tradição do século VI, foi ali que a Virgem Maria se escondeu, com o Menino Jesus, dos soldados de Herodes, antes da fuga para o Egito. Uma história rica de simbologias, inclusive a respeito da rocha branca presente na gruta. De acordo com uma narração, Maria estava amamentando, até que uma gota do leite caiu sobre a pedra, deixando-a completamente branca.

Por muitos séculos esse lugar tem sido objeto de grande veneração por famílias da Terra Santa e de todo o mundo, sobretudo por casais que querem engravidar.

“Muçulmanos e cristãos vêm à Gruta do Leite e mostram seu grande amor à Virgem Maria. Ajoelham-se e chegam em frente ao ícone e pedem o pó da Gruta do Leite. Deus abençoou muitos dos muçulmanos em sua fé sincera. Deus abençoou-os para terem filhos”, afirma o frei Fadi Shallufi, ofm

Na Gruta do Leite, Quadro da Virgem Maria amamentando / Foto: Gracielle Reis

Dentro da Gruta do Leite, há um lugar especial com as cartas enviadas por famílias de diversos países, somando centenas de histórias todos os anos. “Vinte e um anos atrás, padre Lorence coletou mais de 500 milagres encontrados nos arquivos da gruta, que começou a ser organizado há dois anos. Em 2017, reuniu 450 milagres e, neste ano, até o momento, são 63 milagres”, contou o religioso.

Um local que representa as primeiras fases da vida do Menino Jesus e, pode-se dizer, o colo acolhedor de Maria. Testemunhos que atravessam oceanos, mesmo para quem não foi à Terra Santa, mas contou com a oração de pessoas amigas na Gruta do Leite, como relata a brasileira Kássia Bezerra.

“Nós engravidamos uma primeira vez e só chegamos até a quinta semana de gestação. Engravidamos uma segunda vez e perdemos na oitava semana de gestação. Nossos exames eram normais e os médicos diziam que as duas perdas foram fatalidades. Nós perseveramos na oração. Foi então que uma grande amiga foi à Terra Santa, rezou por nós na Gruta do Leite e nos enviou uma imagem da Virgem Maria. No mesmo momento, nós tomamos posse da graça e pedimos a intercessão de Nossa Senhora pelo dom da maternidade e da paternidade. Poucos meses depois, engravidei novamente e, dessa vez, conseguimos levar a gestação até o fim. E eis aqui o nosso presente de Deus, o Mateus com dois meses e meio”.

Outros depoimentos surpreenderam inclusive a medicina. “Estes são os peregrinos que chegaram à Gruta do Leite vindos da Bolonha e pediram à Senhora da Gruta do Leite que lhes dessem a bênção da gravidez. Este certificado foi documentado pelo Hospital de Bolonha em 2013. E mostra que esta mulher seria uma infértil de primeira classe e o que aconteceu foi a intervenção de Deus, que lhe deu uma criança, por intercessão da Virgem Maria. Isto é um milagre médico”, finaliza frei Shallufi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo