Segundo os cientistas, a ingestão de produtos lácteos reduz o risco de síndrome metabólica – uma série de sintomas que aumentam a probabilidade de doenças cardíacas e diabetes.
O estudo que foi feito ao longo de 20 anos – e publicado na revista científica Journal of Epidemiology and Community Health – constatou que a síndrome metabólica aumenta o risco de mortes em 50%.
Especialistas recomendam que as pessoas comam ou bebam de duas a três porções de produtos lácteos por dia.
Leite desnatado
O estudo feito pela Universidade de Cardiff analisou 2.375 homens com idades entre 45 e 59 anos que apresentaram pelo menos dois dos sintomas de síndrome metabólica.
Ao longo de 20 anos, questionários e diários sobre alimentação foram usados para medir a quantidade de produtos lácteos consumidos pelos homens.
Os pesquisadores descobriram que os homens que tomavam um ou mais copos de leite por dia reduziram em 62% as chances de desenvolver a síndrome metabólica. Quanto maior o consumo de produtos lácteos, menor era o risco de desenvolver a síndrome.
O professor Peter Elwood, que conduziu a pesquisa, disse que o consumo de leite caiu na Grã-Bretanha nos últimos 25 anos, devido a preocupações sobre o impacto do produto na saúde.
Mas ele afirma que produtos lácteos devem ser estimulados nas dietas.
"A informação presente acrescenta mais evidências de que leite e produtos lácteos se encaixam bem em um padrão saudável de alimentação", disse.
A conselheira da Diabetes UK – associação britânica de portadores da doença – disse que a entidade não recomenda o consumo em grandes porções de produtos lácteos com alto índice de gordura.
"O resultado desta pesquisa é interessante", disse Jemma Edwards.
"Produtos láteos são partes importantes de uma dieta saudável e balanceada e nós recomendamos que as pessoas consumam entre duas e três porções de leite desnatado por dia. Uma porção equivale a um terço de um copo de leite, ou um pequeno pote de iogurte, ou a uma fatia de queijo."
Ela também disse que manter o peso ideal através de dieta e atividades físicas é vital para reduzir o risco de diabetes do tipo 2.