Juventude

Beatificação de João Paulo II terá portal especial para os jovens

Os jovens do mundo todo poderão acessar uma plataforma especial para se sentir mais envolvidos nas cerimônias da Beatificação de João Paulo II.

O projeto "Sentinelas digitais" foi anunciado pelo Encarregado do Departamento de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, padre Walter Insero, durante a coletiva de imprensa que detalhou os preparativos e o programa da Beatificação, na manhã desta terça-feira, 5.

O já conhecido portal Pope2You, do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais – que por sua natureza é dirigido aos jovens -, será uma base importante do trabalho. Esse projeto é realizado pelo Pontifício Conselho em colaboração com a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o Departamento de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma.

Acesse
.: Editoria especial sobre beatificação de João Paulo II

Na página inicial do Pope2You, os jovens encontrarão um botão escrito "beatificação". Ali clicando, aparecerá uma página com um link para o canal Twitter e um link que envia para a página do Facebook, com vídeos do CTV contendo imagens e discursos do Papa. Há também a possibilidade de enviar cartões digitais de Pope2You, com frases extraídas dos discursos endereçados aos jovens em diversas línguas.

Na tela, aparece também a janela de player para seguir em streaming todas as celebrações previstas para a Beatificação (Vigília, Missa de Beatificação, Missa de Ação de Graças) – visível também no endereço mais conhecido http://www.vatican.va/video.

"Desse modo, muitas pessoas poderão se unir espiritualmente aos fiéis que estiverem na Praça de São Pedro. Esse projeto pensado para os jovens é conduzido por um grupo de jovens voluntários de Roma e por alguns seminaristas dos colégios presentes em Roma, que asseguram a tradução nas diversas línguas, bem como por amigos de outros continentes que já estão em rede e colaboram conosco", explicita padre Walter.

"Sentinelas digitais"

Padre Walter recorda que, na parte final da Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011, o Papa Bento XVI escreve: "Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital"; e complementa "não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia".

Durante a vigília de 19 de agosto de 2000, o Papa João Paulo II disse aos jovens reunidos na Universidade romana Tor Vergata: "Queridos amigos, vejo em vós as 'sentinelas da manhã' (cf. Is 21, 11-12) nesta alvorada do terceiro milênio".

"Sentinelas que habitam a web e frequentam essa populosa praça digital, não para perder tempo ou isolar-se, apesar de terem tantos contados, mas jovens que desejem ser ali testemunhos evangelizadores na web. Pensamos em acolher esse desafio entusiasmante e lançar esse novo projeto 'sentinelas digitais' exatamente na ocasião da Beatificação do Servo de Deus João Paulo II", destaca o Encarregado do Departamento de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma.

Leia mais

.: Restos mortais de JPII serão venerados, mas não haverá exumação

.: João Paulo II será beatificado em 1º de maio

.: Confira relato de irmã curada por intercessão do Papa

.: JPII: entenda os passos do processo de beatificação

.: Especial JPII

.: Papa autoriza decretos de 12 Servos de Deus

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo