Estados Unidos

Batalha dos fuzileiros navais americanos com forças iraquianas

Os fuzileiros navais dos Estados Unidos travaram uma dura batalha com forças iraquianas na estratégica cidade de Nassiriah, sul do Iraque, hoje, e outras unidades mais ao norte iniciaram um ataque contra tropas de elite que defendem Bagdá. As forças norte-americanas usaram helicópteros de ataque cobra e artilharia em Nassiriah no sexto dia da guerra liderada pelos Eua, a caminho para Bagdá.

Após intensa batalha, um grande comboio dos fuzileiros atravessou o rio Eufrates e o canal Saddam em Nassiriah . Um avanço para o norte do Iraque pelo Eufrates pode ajudar a formação de um braço a leste, formando um movimento de pinça sobre Bagdá, que fica a 375 quilômetros de Nassiriah.

Do lado oeste do rio, as forças norte-americanas estão a apenas 100 quilômetros da capital Iraquiana. Em Bagdá foram ouvidas explosões distantes no início do dia, que pareciam ter ocorrido em outra linha de frente a dezenas de quilômetros ao sul. O pentágono disse ontem que forças dos Eua, que avançaram mais de 320 quilômetros dentro do Iraque, estão começando a enfrentar uma divisão da guarda republicana enviada para defender a cidade. Mais um helicóptero norte-americano que atacava iraquianos foi atingido.

Os militares dos Eua admitiram a perda de um helicóptero e a televisão iraquiana mostrou dois homens que afirmou serem a tripulação do aparelho. Uma tempestade de areia hoje cortou a visibilidade para 500 metros ao redor de um grande comboio militar dos eua perto da cidade de Najaf, a cerca de 160 quilômetros ao sul de Bagdá, atrapalhando o uso de helicópteros e outros equipamentos tecnológicos. Uma fonte graduada do pentágono disse que não pode confirmar as notícias da mídia dos Eua de que líderes iraquianos fizeram uma "linha vermelha" ao redor de Bagdá dentro da qual a guarda republicana estaria autorizada a usar armas químicas.

O Iraque nega ter tais armas. Um comunicado militar iraquiano emitido hoje disse que "o sonho de uma guerra rápida e fácil começou a evaporar". "Os americanos decepcionados e seus seguidores ingleses e agentes estão diante da boca do fogo, sem redenção", afirma o comunicado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo