Uma Vigília internacional dedicada à vida marcará a celebração do 20° aniversário da Encíclica “Evangelium Vitae” (Evangelho da Vida), em Roma
Da redação, com Rádio Vaticano
O Pontifício Conselho para a Família vai promover na próxima terça-feira, 24, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma, uma Vigília internacional dedicada à vida, por ocasião do 20° aniversário da Encíclica “Evangelium Vitae” (Evangelho da Vida).
O objetivo principal da iniciativa é “dar graças a Deus pelos frutos produzidos pela Pastoral da Vida, desejada por São João Paulo II, mas também fazer conhecer os benefícios da oração pela vida e pela vida eterna”, destaca a Rádio Vaticano.
A vigília se realizará em três etapas: às 17h (13h em Brasília), haverá um momento de reflexão sobre alguns elementos artísticos, presentes na Basílica, inerentes à vida; às 18h, a oração do Terço, cujo centro será a contemplação dos passos evangélicos, concernentes ao tema da vida, intercalados com breves testemunhos.
Por fim, às 19h (15h em Brasília), o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, presidirá a celebração Eucarística, diante da imagem de Nossa Senhora “Salus Popoli Romani” (Salvação do Povo Romano).
“A celebração desta Vigília de Oração, na solenidade da Anunciação do Senhor, pelos 20 anos da Encíclica dedicada à Vida é de suma importância porque manifesta a íntima ligação entre o mistério da vida e a experiência da família. Com efeito, defender a vida significa participar da aliança entre Deus, o homem e a mulher”, afirmou Dom Vincenzo Paglia.
A Vigília de Oração, na Basílica romana de Santa Maria Maior, terá caráter internacional porque outros Santuários marianos do mundo estarão ligados à celebração, de modo especial, Fátima, Lourdes e Guadalupe, onde os fiéis meditarão os mistérios gozosos do Terço. Na Terra Santa, a oração mariana acontecerá neste sábado, 21, na Basílica da Anunciação de Nazaré.