Homens e mulheres de toda raça e nação, que visitam diariamente a Basílica de Guadalupe, padroeira da América Latina, a Virgem Morena, têm rezado pela V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
Desde as 6h da manhã e, terminando apenas as 8h da noite, de hora em hora acontece uma Santa Missa na Basílica, onde, ao final da celebração, os sacerdotes rezam com os fiéis, a oração da V Conferência, que começa seus trabalhos neste domingo, dia 13, e de onde espera-se grandes repercussões para a Evangelização do Continente.
Além disso, desde setembro do ano passado, após a realização do Congresso Mariano Latino-americano, o Mons. Diego Monroy Ponce, Vigário Episcopal de Guadalupe e Reitor do Santuário, promoveu que as pastorais Litúrgica, Profética e Sóciocaritativa do Santuário Mariano mais visitado do mundo, iniciaram um processo de reflexão sobre o documento da V Conferencia cujo tema principal é ser “Discípulo e Missionário de Jesus Cristo”.
A secretária executiva da Coordenação Geral da Pastoral do Santuário, Conceição Jiménez, destacou que eles “têm estudado e refletido o documento de acordo com a nossa realidade pastoral no serviço aos milhares de peregrinos que recebemos, mas já está sendo posto em prática. È dizer, o documento não tem ficado no papel. Agora nossa perspectiva é a missão adequada, a cada ano, aos grupos de pastorais do santuário”.
Atualmente o santuário vive uma reestruturação pastoral para responder melhor os desafios e necessidades apresentadas por aproximadamente 20 milhões de peregrinos que visitam anualmente o Santuário.