Nações Unidas

Bandeira da Santa Sé poderá ser hasteada na ONU

A proposta é da Palestina. A intenção é que os estados não-membros das Nações Unidas também tenham suas bandeiras hasteadas 

Rádio Vaticano

A representação da Palestina junto às Nações Unidas apresentou uma proposta de resolução para que os Estados observadores não-membros da ONU,  atualmente a Santa Sé e a Palestina, possam hastear suas bandeiras juntamente às demais 193 dos países-membros da ONU.

A Assembleia Geral da ONU poderá publicar nesta quarta-feira,26, um rascunho da futura resolução, informa a agência Associated Press.

Muitos Estados já demonstraram suporte à questão do reconhecimento do Estado da Palestina, inclusive a Santa Sé. Em maio passado, o Vaticano reconheceu oficialmente o Estado da Palestina no primeiro tratado bilateral selado entre as partes.

Papa no Palácio de Vidro

O Papa Francisco visitará a Assembleia Geral da ONU no dia 25 de setembro, onde abrirá o encontro de líderes mundiais que lançará um pacote de metas de desenvolvimento para acabar com a fome e com a pobreza nos próximos 15 anos.

Leia também
.: Padre comenta primeiro acordo entre Vaticano e Palestina

Mais de 100 chefes de estado e governo são aguardados para o encontro, que precederá o início da 70ª Assembleia Geral da ONU. Para a manhã do dia 25, estão previstos ainda discursos dos presidentes dos Estados Unidos, Rússia, China e Irã.

Estado observador

De acordo com o site da Missão Permanente da Santa Sé junto à ONU, a “Santa Sé tem, por escolha própria, o status de Observador Permanente junto à ONU ao invés de Estado-membro. Isso se deve, antes de tudo, ao desejo da Santa Sé em manter neutralidade absoluta diante de problemáticas políticas específicas”. A Santa Sé é Observador Permanente junto às Nações Unidas desde 6 de abril de 1964.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo