Após Furacão Irma

Avião da FAB vai resgatar brasileiros em ilha do Caribe atingida por furacão

Segundo Ministério da Relações Exteriores, mais de 60 brasileiros estão em três ilhas do Caribe afetadas pelo Furacão Irma

Da redação, com Itamaraty

Com a melhoria das condições climáticas após a passagem do Furacão Irma no Caribe, um Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá se deslocar à região nesta terça-feira, 12, para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha de São Martinho.

De acordo com nota divulgada neste domingo, 10, pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, 32 brasileiros estão na ilha, 30 no lado holandês e 2 no lado francês.

Ao todo, foram registrados mais de 60 brasileiros em três ilhas que apresentaram situação de crise com colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento. Além de São Martinho, 22 brasileiros estão na ilha de Tortola (britânica) e 11 na Ilha de Turcas e Caicos (também britânica).

“Estão em curso entendimentos com vistas a possibilitar a retirada dos nacionais que se encontram em territórios britânicos, em coordenação com o governo do Reino Unido, uma vez que a pista do aeroporto de Tortola não permite aterrissagem nas condições atuais”, afirma nota do Itamaraty.

Para atender os brasileiros que se encontram no Caribe, o Itamaraty montou um núcleo de atendimento emergencial em Brasília e uma rede de comunicação em tempo real com todos os postos da rede consular diretamente responsáveis.

“Até o momento, o núcleo de atendimento e os postos no exterior já receberam centenas de ligações e mensagens de brasileiros que se encontram nas regiões afetadas e de seus familiares e amigos. Graças a esta rede de contatos, vêm sendo superadas as dificuldades de comunicação causadas pela interrupção das linhas em algumas regiões e, sobretudo, pela inexistência de postos da rede consular brasileira, de carreira ou honorários, nas três ilhas”, destaca a nota.

Nas primeiras horas após a passagem do furacão, enquanto se aguardava uma melhoria das condições meteorológicas que possibilitasse o planejamento de ações diretas de apoio aos nacionais brasileiros afetados, o Governo Brasileiro solicitou apoio à França, Países Baixos e ao Reino Unido para averiguar se estaria sendo elaborado plano de socorro e evacuação dos nacionais nas respectivas ilhas, no intuito de verificar a possibilidade de inclusão de brasileiros naquelas operações.

“Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países”, destaca o Itamaraty.

Furacão Irma

Classificado como um dos furacões mais potentes registrados no Atlântico, o Irma perdeu força à medida que se moveu em direção ao litoral da península da Flórida, nesta segunda-feira, 11.

Segundo informações da Agência Reuters, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão tornou-se uma tempestade tropical na manhã de hoje, e deve tornar-se uma depressão tropical até a tarde desta terça-feira.

Em um relatório divulgado hoje às 6h (horário de Brasília), o NHC informou que o Irma estava a cerca de 100 quilômetros de Tampa, na Flórida, com ventos de 120 km/h.

O centro do Irma deve atravessar a região leste de Florida Panhandle até o sul da Georgia na tarde desta segunda-feira, e então deve se mover pelo sudoeste da Georgia e leste do Alabama na noite de segunda-feira e terça-feira, disse o NHC.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo