Acidente aéreo

Avião cai com 224 pessoas a bordo, no Egito

Os socorristas egípcios ampliaram no domingo, 1°, o perímetro das buscas para localizar os 61 corpos desaparecidos do total de 224 ocupantes

Da redação, com agências

Um avião, com destino a São Petersburgo, caiu no sábado, 31, ao sul da cidade egípcia de Al-Arish, capital da província do Norte Sinai, pouco depois de levantar voo de Sharm el-Sheik, com 224 pessoas a bordo.

Especialistas militares ouvidos pela agência de notícias AFP disseram que os fundamentalistas do Estado Islâmico, que têm base no norte da Península do Sinai e que disseram ter abatido o avião, não dispõem de mísseis capazes de atingir um avião a uma altura de 30 mil pés. Eles, no entanto, não excluem a possibilidade de uma bomba a bordo do avião ou que a aeronave tenha sido atingida por um foguete ou míssil quando descia, na sequência de falhas técnicas na aeronave.

O contato com a aeronave foi perdido 23 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Sharm el-Sheikh, na fronteira com o Mar Vermelho.

Buscas por corpos

Os socorristas egípcios ampliaram no domingo, 1°, o perímetro das buscas para localizar os 61 corpos desaparecidos do total de 224 ocupantes do avião russo.

As autoridades anunciaram ter encontrado os corpos das vítimas em um raio de 8 quilômetros, o que, segundo especialistas, indica a priori que o Airbus A321-200 não tenha tocado no solo, mas tenha sido deslocado ou explodido durante o voo.

O perímetro das buscas foi ampliado para um raio de 15 quilômetros, disse um oficial do Exército envolvido na operação, em entrevista à agência France Presse (AFP), em uma base militar de Al-Hassana, na província do Norte do Sinai. Segundo o oficial, que pediu anonimato, 163 corpos foram encontrados.

O ministro dos Transportes russo, Maxim Sokolov, disse que as caixas-pretas do Airbus sofreram poucos danos, segundo a imprensa local. “As caixas-pretas sofreram pequenos danos técnicos. Mas há um impacto térmico, como dizem os representantes egípcios”, disse o ministro, informando que os equipamentos ainda não foram abertos.

Maxim Solokov viajou no sábado à noite para o Egito para participar das operações de resgate e investigação das causas do acidente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo