Igreja

Avança causa de beatificação de Cardeal Van Thuân

No dia 22 de outubro, será celebrada a sessão solene de abertura da investigação diocesana sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Cardeal Vietnamita François-Xavier Nguyên Van Thuân. O Cardeal foi um corajoso testemunho de esperança em meio à dor e perseguição do regime comunista no Vietnã.

A cerimônia acontecerá às 12h (hora local), na Sala da Conciliação do Palácio Lateranense, em Roma. Entre os presentes estará o Cardeal vigário de Roma, Dom Agostino Vallini, que presidirá a sessão e o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson.

O Cardeal Van Thuân passou 13 anos de sua vida nas prisões do regime comunista – de 1975 a 1988 -, sem ter sido processado. Em 1991, ele foi forçado a abandonar seu país e foi recebido pelo Papa João Paulo II na Cúria Romana. Em 1998 foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz e, em 21 de fevereiro de 2001, foi criado cardeal.

Quando ele estava saindo da prisão, alguns de seus companheiros lhe perguntaram qual era a sua força secreta que lhe permitiu sobreviver. "O que me deu força – respondeu ele – foi a Eucaristia".

O início da causa de beatificação de Dom Van Thuân foi anunciada pelo Vaticano, em 17 de setembro de 2007. A postuladora da causa, nomeada pelo Cardeal Renato Raffaele Martino, é a advogada Silvia Mônica Correale.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo