window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Retrospectiva

Atividades de Bento XVI em 2007

Discursos, mensagens, audiências, viagens apostólicas e outros acontecimentos que marcaram o ano de Bento XVI

Janeiro

1 – XL Dia Mundial da Paz, dedicado ao tema “A pessoa humana, coração da paz”.

4 – Papa visita "sopa dos pobres" em Roma.

6 – Bento XVI critica o poder dos meios de comunicação, considerando que debilitam a capacidade de crítica num mundo globalizado.

8 – No discurso ao corpo diplomático, um dos mais importantes do ano, Bento XVI traça quadro sombrio da situação mundial e sublinha desafios que se colocam à comunidade internacional: fome, guerra, violência e subdesenvolvimento.

11 – Bento XVI condena ataques à família na Itália, por causa da equiparação jurídica ao matrimónio de outras formas de união civil.

15 – Diretor do Programa Alimentar Mundial felicita ação do Papa contra a fome.

20 – Bento XVI volta a enviar mensagem de respeito pelo mundo islâmico e condena violência com motivações religiosas. O Papa saúda ainda a entrada da Roménia na UE e lembra raízes cristãs da Europa.

22 – Papa estimula diálogo com o mundo ortodoxo.

24 – Na sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa pede respeito pelas crianças.

28 – Na oração do Angelus, o Papa deixa apelos à paz no Líbano e na Faixa de Gaza.

Saiba mais:

.: Acontecimentos que marcaram a vida de Bento XVI em 2007 
.: Vídeo: Balanço de 2007 de Bento XVI destaca viagem ao Brasil

Fevereiro

1 – O Papa recebe a Comissão para o Diálogo Teológico com as Igrejas Ortodoxas Orientais

4 – Bento XVI exige políticas que defendam a família fundada no matrimónio e que rejeitem o aborto e a eutanásia.

5 – Papa condena violência no futebol.

7 – Bento XVI sublinha valor do matrimónio na Igreja.

8 – Papa destaca vitalidade dos novos movimentos eclesiais.

9 – Bento XVI recebe no Vaticano responsáveis por programa de produção de vacinas para países pobres.

11 – Na Celebração do Dia Mundial do Doente 2007, o Papa pede tratamentos adequados para os doentes terminais.

14 – Papa conclui ciclo de catequeses sobre o Cristianismo primitivo lembrando o papel decisivo das mulheres na difusão do Evangelho.

15 – Bento XVI recebe presidente da Coreia do Sul e deixa apelos à pacificação da região. Mudança na Cúria Romana: nomeação do Arcebispo Francesco Coccopalmerio como presidente do Conselho Pontifício para os textos legislativos.

17 – Papa denuncia grupos de pressão que prejudicam a família.

18 – Na recitação do Angelus, a situação na Guiné-Conacri é colocada entre as preocupações do Papa.

21 – Divulgada a carta que o Papa escreveu a D. Stanislaw Wielgus, o Bispo polaco que se demitiu.

24 – Bento XVI recebe os participantes na assembleia da Academia Pontifícia para a Vida e condena a manipulação genética de embriões.

Março

13 – Exortação Apostólica pós-sinodal "Sacramentum Caritatis", sobre a Eucaristia. Bento XVI recebe em audiência o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

14 – Notificação da Congregação para a Doutrina da Fé sobre a obra do teólogo Jon Sobrino.

18 – Visita ao o centro de detenção de menores de Casal del Marmo, em Roma.

21 – Bento XVI fala do Cristianismo como a "verdadeira filosofia".

23 – O Papa recebe no Vaticano o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering.

24 – Comunhão e Libertação encontrou-se com o Papa, assinalando os 25 anos do reconhecimento pontifício da Fraternidade.

28 – Bento XVI defende centralidade do ensinamento dos Bispos e alerta contra heresias de ontem e hoje.

Abril

2 – Homenagem a João Paulo II no segundo aniversário da sua morte.

4 – O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, é nomeado Carmelengo da Santa Igreja Romana

5 – Bento XVI aborda, na tarde de Quinta-Feira Santa, o sentido da Última Ceia de Jesus, em relação com a ceia pascal judaica e as práticas da comunidade de Qumrân.

8- Na sua Mensagem de Páscoa, o Papa defende que a fome, a guerra e os desastres naturais são os maiores problemas que ainda afligem a humanidade, especialmente na Ásia e na África.

13 – Apresentação do livro "Jesus de Nazaré", de Joseph Ratzinger.

14 – Bento XVI reúne-se com os chefes de Dicastério da Cúria Romana.

15 – Na celebração pelo seu 80.º aniversário, Bento XVI alerta para as as "trevas que ameaçam o mundo", mas deixa mensagem.

18 – O Papa recebe no Vaticano Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU.

19 – Segundo aniversário de pontificado. 3,4 milhões de pessoas estiveram com Bento XVI nos últimos 12 meses.

21 e 22 – Bento XVI faz a primeira viagem de 2007 fora do Vaticano, deslocando-se às cidades de Vigevano e Pavia, no norte da Itália.

24 – O Papa recebe no Vaticano o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.

26 – Bento XVI deixou um apelo em favor da segurança rodoviária, convidando os automobilistas a respeitarem o Código da Estrada e a conduzirem com "prudência".

27 – Ban Ki-Moon anuncia que Bento XVI aceitou o convite que lhe endereçou para visitar a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

29 – Ordenação de 22 diáconos. Bento XVI assinala o Dia Mundial de Oração pelas Vocações com um pedido de oração pelo surgimento de novas vocações.

Maio

2 – Papa apela à defesa do ambiente, numa mensagem enviada à assembleia plenária da Academia Pontifícia de Ciências Sociais.

3 – O jornal do Vaticano calssifica como "terrorismo" e "ataques vis" as críticas dirigidas contra Bento XVI durante a tradicional comemoração do 1.º de Maio, em Roma, organizada pelos maiores sindicatos italianos.

4 – Bento XVI pede correta concepção da responsabilidade civil para promover o crescimento da comunidade. Mohammad Khatami, antigo presidente do Irã, é recebido no Vaticano por Bento XVI.

5 – Publicação do documento sobre o Limbo, da Comissão Teológica Internacional.

9-13 – Viagem Apostólica ao Brasil. • Abertura dos trabalhos da Conferência Geral dos Episcopados Latino-Americanos e Caribenhos.

20 – Bento XVI manifesta a sua preocupação pela situação de violência crescente na Faixa de Gaza.

21 – Papa apela à democratização da sociedade timorense. Bento XVI espera opção pela via do diálogo e da colaboração, para restaurar a ordem pública no país.

26 – Bento XVI pede às empresas a “salvaguarda do emprego e da família”.

27 – Na celebração de Pentecostes, o Papa lembra as "características essenciais da Igreja": Una, Santa, Católica e Apostólica, mas também missionária e romana.

28 – O Papa destaca necessidade de diálogo entre religiões, ao receber, em audiência, o Arcebispo maior de Trivandrum (Índia).

29 – Publicada a Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2007. Bento XVI defende e que a Igreja precisa de "relançar a acção missionária" perante os novos desafios do nosso tempo, em todo o mundo.

30 – Após a audiência geral, na Praça de São Pedro, Bento XVI cumprimenta Kate e Gerry McCann, pais da pequena Madeleine, desaparecida desde o passado dia 3 de Maio.

Junho

1 – Bento XVI condenou o fosso crescente entre o Norte e o Sul do mundo e exigiu que os países mais ricos não utilizem "impunemente" as riquezas dos países mais pobres. Evocando o drama do Darfur, o Papa apela às partes envolvidas que abandonem as armas e optem pelo diálogo e a negociação.

3 – O Papa proclama quatro novos Santos: são Jorge Preca, de Malta (promotor da Sociedade da Doutrina Cristã); o polaco Szymon Lipnicy (famoso pregador franciscano); a francesa Maria Eugénia de Jesus Milleret (fundadora das Religiosas da Assunção), e o holandês André Houben (muito dedicado à “cura das almas”, como confessor).

4 – Bento XVI recebe no Vaticano a presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, com a qual falou da situação "política e social" do sudeste asiático.

6 – O Papa deixa um apelo aos membros do G8, reunidos em Heiligendamm (Alemanha) para que respeitem os compromissos assumidos. Um homem tenta saltar para o carro onde seguia Bento XVI, na Praça de São Pedro.

7 – Bento XVI denuncia as "ideologias de morte" que dominam as sociedades atuais.

8 – O Papa lembra que o empenho da Igreja pela justiça social não passa por "fazer" política.

9 – Bento XVI recebe em audiência o presidente dos EUA, George W. Bush. D. Leonardo Sandri é nomeado como novo Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

10 – Apelo pela libertação de todos os sequestrados. Bento XVI pede o fim dos raptos que atingem populações dos cinco continentes.

11 – Bento XVI estimula diálogo entre fé e razão.

14 – Papa apela à união dos católicos na América Latina. Bento XVI defende promoção da dignidade humana, evangelização e luta contra a pobreza.

15 – Bento XVI lamenta redução do património cristão à esfera do privado e denuncia consequências para a sociedade.

16 – Assinatura da declaração comum com o Arcebispo Ortodoxo do Chipre.

17 – Visita do Papa a Assis • Apelo pela paz

19 – O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI) publica os «10 Mandamentos» da Estrada.

21 – Bento XVI deixa apelo em favor das comunidades cristãs no Médio Oriente, manifestando-se preocupado com a situação na Terra Santa, Líbano e, sobretudo, no Iraque.

23 – Tony Blair, primeiro-ministro britânico, é recebido no Vaticano. O Papa encontra-se com dois mil professores universitários europeus.

25 – O Papa Bento XVI nomeia o Cardeal Jean-Louis Tauran, antigo Secretário do Vaticano para as relações com os Estados, como presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso.

26 – Bento XVI introduz uma alteração nas normas que presidem à eleição de um novo Papa, eliminando a possibilidade da escolha dos Cardeais ser tomada por maioria absoluta e não de dois terços.

27 – Centésima audiência geral do Papa. Bento XVI procede a uma nova mudança na Cúria Romana, nomeando como presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais o Arcebispo italiano Claudio Maria Celli.

28 – Bento XVI anuncia a celebração de um "especial ano jubilar" dedicado ao Apóstolo Paulo, por ocasião dos 2000 anos do seu nascimento. O Papa convoca um sínodo especial para a África.

29 – Bento XVI entrega pálio a 51 Arcebispos.

30 – Carta do Papa aos Bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da Igreja católica na República Popular da China. • Santa Sé explica carta de Bento XVI

Julho

1 – Papa condena morte de reféns na Colômbia.

4 – Bento XVI saúda delegação do Seminário Maior de Lamego.

6 – Santa Sé apresenta contas de 2006, com resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo, graças a uma aumento dos donativos das comunidades de todo o mundo.

7 – Bento XVI publica o Motu Proprio Summorum Pontificum, sobre a liturgia romana anterior à reforma de 1970. • Missas no antigo rito

9 – Papa parte para os Alpes italianos, onde permanece até 27 de Julho.

10 – A Congregação para a Doutrina da Fé publica um novo documento, intitulado "Respostas a dúvidas sobre alguns aspectos relativos à doutrina sobre a Igreja".

22 – Durante a oração do Angelus, o Papa lança um forte apelo contra o armamento e exigiu a superação de conflitos e guerras.

24 – Bento XVI discute desafios pastorais com o clero das dioceses de Belluno-Feltre e de Treviso.

27 – Chegada do Papa à residência pontifícia de Verão de Castel Gandolfo.

29 – O Papa volta a pedir desarmamento nuclear e apela à libertação dos reféns coreanos no Afeganistão.

Agosto

1 – Bento XVI saúda os Escoteiros de toda a Europa, no dia em que se celebra o 100.º aniversário do primeiro acampamento escutista da história.

5 – Na recitação do Angelus, Bento XVI recorda o falecimento de Paulo VI, a 6 de Agosto de 1978, e o contributo ecuménico do Patriarca Teoctist.

8 – A Santa Sé revela que Bento XVI escreveu uma carta a Alexis II, Patriarca Ortodoxo de Moscovo, acompanhada por um presente pessoal.

12 – O Papa lança um apelo à comunidade internacional para que ajude as vítimas das cheias provocadas pelas monções, na Ásia.

15 – Bento XVI convida fiéis a lutarem contra a mentalidade dominante do egoísmo e do consumismo.

19 – O Papa oferece 148 mil Euros às populações do Peru, atingidas por um violento terramoto.

28 – Bento XVI pede uma maior presença dos cristãos na vida das cidades, exigindo um compromisso efectivo nos campos económicos e sociais.

29 – O Papa manifesta a sua solidariedade em favor das populações atingidas pelos desastres naturais em países orientais e pelos incêndios das últimas semanas, na Grécia, na Itália e outras nações da Europa.

Setembro

1 e 2 – Visita Pastoral a Loreto (Itália) por ocasião do Ágora dos jovens italianos. • Coragem para ir contra a corrente

3 – Bento XVI nomeia como novo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura o Arcebispo italiano Gianfranco Ravasi, que preside ainda às Comissões Pontifícias para os Bens Culturais da Igreja e da Arqueologia Sacra.

4 – O Papa escolhe um novo chefe de protocolo para a Secretaria de Estado do Vaticano, D. Fortunatus Nwachukwu, nigeriano de 47 anos.

5 – Bento XVI lembra Madre Teresa. O Papa assinalou décimo aniversário da morte da Beata e sublinhou o seu serviço aos mais pobres e necessitados.

6 – O Papa manifesta-se contra o tratamento dado aos presos em várias cadeias do mundo, afirmando que a tortura não pode ser aplicada "em nenhuma circunstância".

7 a 9 – Visita pastoral à Áustria. • Sétima viagem ao estrangeiro

12 – Na audiência geral, o Papa insiste na necessidade dos valores cristãos e retoma críticas às «derivas niilistas e fundamentalistas».

14 – Encontro com o presidente do Sudão, Omar al-Bashir. A Congregação para a Doutrina da Fé emite uma nota sobre a alimentação e hidratação de doentes em «estado vegetativo».

15 – Bento XVI destaca exemplo do processo de paz na Irlanda do Norte

20 – O Papa escreve ao chefe de Roma, Riccardo Di Segni, e a toda a comunidade judaica da capital italiana.

21 – Bento XVI lamenta violência em nome de Deus e pede que não se viole a legalidade para combater os terroristas.

23 – Visita Pastoral à Diocese de Velletri-Segni (Itália). • Ditadura do lucro

24 – Bento XVI recebe o novo Embaixador da Nicarágua na Santa Sé e saúda abolição do aborto terapêutico neste país.

28 – O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (CPDIR) envia uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo, por ocasião do final do Ramadão ('Id al-Fitr), convidando à cooperação em favor de "uma cultura de paz".

27 – Bento XVI assinala Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado ao contributo feminino , e pede promoção efectiva da mulher.

29 – Bento XVI nomeia Giovanni Maria Vian como director do jornal L'Osservatore Romano.

30 – Apelo do Papa pela paz em Myanmar.

Outubro

1 – Bento XVI substitui o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, nomeando o Pe. Guido Marini, de 42 anos.

3 – Regresso do Papa ao Vaticano, onde condena a violência contra os menores.

5 – Bento XVI recebe os membros da Comissão Teológica Internacional.

9 – O Papa recebe, no Vaticano, o novo presidente do Congresso Mundial Judaico (CJM), Ron Lauder.

11 – Papa pede fim do nuclear da Coreia do Norte.

12 e 13 – O Cardeal Tarcisio Bertone preside, como legado pontifício, à dedicação da nova igreja da Santíssima Trindade e ao encerramento das comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima.

15 – Bento XVI nomeia como presidente da Academia Eclesiástica Pontifícia, onde é formado o futuro pessoal diplomático da Santa Sé, o Arcebispo italiano D. Beniamino Stella.

16 – Papa pede esforço internacional contra a fome.

17 – Bento XVI anuncia a criação de 23 novos Cardeais.

18 – O Papa recebe, no Vaticano, a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

21 – Visita Pastoral a Nápoles (Itália). • Religiões unidas pela paz

28 – Beatificação de 498 fiéis martirizados na perseguição religiosa que teve lugar durante a Guerra Civil espanhola (1934-1939).

29 – Bento XVI defende no Vaticano que a objecção de consciência "é um direito que deve ser reconhecido" também aos farmacêuticos, nos casos do aborto e da eutanásia. O presidente do Paraguai, Duarte Frutos, é recebido em audiência.

30 – "Os media: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Procurar a verdade para partilhá-la" é o tema escolhido por Bento XVI para o 42.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Novembro

2 – Bento XVI reza pelos Papas falecidos.

3 a 12 – Visita ad Limina dos Bispos de Portugal. • Discurso de Bento XVI

4 – Papa apela ao diálogo entre curdos e turcos.

6 – Bento XVI recebe o rei Abdallah bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita.

7 – Primeiro-ministro romeno, Calin Popescu Tariceanu, é recebido pelo Papa.

14 – Bento XVI sublinha importância da educação cristã.

18 – O Papa faz apelo à solidariedade internacional para o Bangladesh.

20 – O Vaticano apresenta o documento "Educar em conjunto na escola católica. Missão partilhada por pessoas consagradas e fiéis leigos", da responsabilidade da Congregação para a Educação Católica.

21 – Bento XVI alerta para situação humanitária na Somália.

22 – O Papa pede «esforços redobrados» contra a fome.

23 – Encontro com Cardeais de todo o mundo.

24 e 25 – Consistório público ordinário para a criação de 23 novos Cardeais. • Segundo consistório do pontificado.

28 – Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2008.

29 – Bento XVI apela ao diálogo com o Islão. O Papa responde a carta de dignatários muçulmanos e lança convite para encontro no Vaticano.

30 – Nova encíclica de Bento XVI, Spe Salvi. • Spe Salvi

Dezembro

1 – Papa apela à colaboração entre ONG´s católicas perante relativismo moral.

2 – Bento XVI visita o hospital romano São João Batista, da Soberana Ordem Militar de Malta.

3 – O Papa estimula reconciliação entre Coreias.

5 – Bento XVI concede indulgência plenária aos peregrinos que se deslocarem ao Santuário mariano de Lourdes (França).

7 – Audiência com o presidente albanês, Bamir Topi, durante a qual se debateu a situação do Kosovo. Bento XVI recebe no Vaticano o primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk.

9 – O Papa denuncia Natal «materialista».

10 – O novo representante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) junto da Santa Sé é recebido por Bento XVI.

11 – Vaticano apresenta mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2008. O Papa pede o fim da corrida aos armamentos e apela à aproximação entre países ricos e pobres.

13 – Apelo à luta contra a Sida em África.

14 – A Congregação para a Doutrina da Fé publica uma “Nota Doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização”. O Papa condena o assassinato do General El Hajj, no Líbano.

17 – Bento XVI aprova a promulgação do decreto sobre as “virtudes heróicas” de Antonia Meo, conhecida na Itália como “Nennolina”, morta com apenas seis anos e meio, em Julho de 1937. Ao longo de 2007 foram proclamados 5 novos Santos e 516 novos Beatos.

19 – Bento XVI fecha audiências de 2007 com mensagem forte sobre o significado das celebrações natalícias. O número de fiéis presentes nas audiências gerais do Papa em 2007 foi de 624 mil.

20 – O presidente francês, Nicolas Sarkozy, encontra-se, pela primeira vez, com Bento XVI.

21 – Papa apresenta balanço de 2007. • Encontro com a Cúria Romana.

25 – Bento XVI lembra dramas da humanidade. • Mensagem de Natal.

26 – O Papa denuncia perseguição aos cristãos em todo o mundo.

28 – Bento XVI condena «brutal ataque terrorista» a Benazir Bhutto.

30 – O Papa apela à defesa da vida e da família tradicional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo