Terrorismo

Ataque perto de sinagoga na Alemanha deixa mortos e feridos

O autor do ataque seria um alemão de 27 anos, que cometeu o crime sozinho e por razões antissemitas ou neonazistas

Da redação, com ANSA

Um ataque deixou pelo menos duas pessoas mortas e outras duas feridas em Halle, no leste da Alemanha, nesta quarta-feira, 9. O tiroteio ocorreu perto de uma sinagoga e de uma loja de kebab, distantes 500 metros uma da outra.  O autor do ataque seria um alemão de 27 anos, que cometeu o crime sozinho e por razões antissemitas ou neonazistas. O atirador foi identificado como Stephan Balliet, originário do estado de Saxônia-Anhalt, onde fica Halle.

“Pedimos às pessoas que fiquem em suas casas”, disseram as forças de segurança na rede social”. A estação de trem da cidade foi fechada por precaução. Um vídeo divulgado por uma TV local mostra o momento exato em que o alemão, vestido com capacete e casaco verde escuro, dispara de trás de um carro com uma arma de cano longo. O tiroteio ocorreu em frente a uma sinagoga no bairro de Paulus.

Os judeus celebraram até a noite desta quarta, 9, o Yom Kippur, o “Dia da Expiação”, uma das datas mais importantes da religião. Uma das vítimas, no entanto, foi morta em um fast food de kebab a 500 metros da sinagoga Uma testemunha entrevistada por uma TV local disse que estava no restaurante quando um homem de capacete e jaqueta militar jogou algo que “parecia uma granada”. Segundo essa mesma pessoa, o agressor atirou na loja pelo menos uma vez.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou as “terríveis notícias de Halle”. A cidade fica no estado da Saxônia-Anhalt e tem cerca de 240 mil habitantes, e a polícia também investiga uma possível conexão do ataque com um tiroteio ocorrido em Landsberg, a 15 quilômetros de Halle.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo