A Igreja é chamada a dar uma contribuição e apoio cada vez mais qualificados e adequados ao idosos, destaca Pontifícia Academia para a Vida
Da Redação, com Rádio Vaticano
“Envelhecimento e deficiência” é o tema do encontro promovido pela Pontifícia Academia para a Vida, em Roma, nos dias 19 a 22 deste mês. O evento aborda a preocupação da Igreja com a situação dos idosos no mundo, principalmente, aqueles que não têm a assistência adequada.
Segundo o presidente da Academia, Dom Ignacio Carrasco, ao atingir a maior idade diminuem as capacidades físicas e intelectuais. Estas deficiências podem exigir mudanças e limitar a autonomia da pessoa, aumentando os problemas cotidianos para o indivíduo e a família, mas também para a sociedade.
“A Igreja é chamada a uma reflexão renovada sobre este cenário para dar uma contribuição e apoio cada vez mais qualificado e adequado”, comenta Dom Ignacio.
A plenária será aberta ao público, especialmente a estudiosos, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes interessados em aprofundar o tema a partir de diferentes perspectivas: teológico-filosófica, ético-sanitária, cultural e social.
Serão discutidos temas como o problema cultural e social do idoso deficiente, os documentos internacionais em defesa do idoso, as doenças que podem levar à invalidez e a assistência médica.
Os princípios éticos a serem adotados pelos órgãos e profissionais de saúde, as necessidades espirituais dos portadores de deficiência e a atenção especial que a Igreja deve dar aos idosos doentes e deficientes, também estarão em debate.
A conclusão dos trabalhos será feita pelo presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski. O programa completo do evento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da Pontifícia Academia para a Vida.