A partir deste ano, os bispos brasileiros irão se reunir em Aparecida, no interior de São Paulo, para realizar sua Assembleia Geral, que tradicionalmente, acontece na segunda semana após a Páscoa.
O encontro que, durante 33 anos, foi realizado na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), a partir deste ano, será transferido para o Santuário Nacional. Em 2010, a assembleia aconteceu em Brasília, por ocasião do Congresso Eucarístico.
Esta será a terceira vez que a CNBB fará sua Assembleia em Aparecida. As duas anteriores aconteceram em 1954 e 1967, respectivamente, 2ª e 8ª Assembleias.
Neste ano, os mais de 300 bispos de todas as dioceses do país, se reunirão durante os dias 4 e 12 de maio. Entre os temas centrais da assembleia estão as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão aprovadas para o quadriênio 2011-2015. E entre os temas prioritários estão os assuntos relacionados à liturgia e às Diretrizes do Diaconato Permanente.
Uma das novidades do encontro é a eleição da nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – maior conferência episcopal do mundo. A atual presidência foi eleita durante a 45ª assembleia, em 2007. Se forem reeleitos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, devem ficar no cargo por mais quatro anos, após esse período, será obrigatório a nomeação de outros bispos, já que a presidência da CNBB só pode permanecer na função por apenas dois mandatos consecutivos.
Os três cargos – presidente, vice-presidente e secretário geral da conferência – são eleitos em votações separadas. Durante a assembleia, também serão eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Pastorais.
Leia mais
.: CNBB convida fiéis a rezarem com os bispos