Crise venezuelana

Assembleia dos bispos da Venezuela analisa situação do país

Durante os cinco dias em que estarão reunidos, os representantes da Igreja Católica na Venezuela tomarão uma posição sobre os recentes acontecimentos

Da redação, com Rádio Vaticano

A partir desta quinta-feira, 7, até o dia 12, a Conferência Episcopal Venezuelana estará reunida na sua 106ª Assembleia Ordinária Plenária. Entre os temas a serem analisados, está a delicada situação política, econômica e social pela qual passa o país.

A abertura do encontro deu-se nesta manhã no Auditório da Antiga Biblioteca da Universidad Católica Andrés Bello, em Montalbán, onde a direção do organismo – presidido por Dom Diego Padrón, Arcebispo de Cumaná; Dom José Luis Azuaje, Bispo de Barinas e primeiro Vice-presidente; Dom Mario Moronta, Bispo de San Cristóbal e segundo Vice-presidente; e Dom Víctor Hugo Basabe, Bispo de San Felipe e Secretário Geral – informou sobre as atividades desenvolvidas pelos diferentes prelados em suas dioceses no primeiro semestre de 2016.

O Núncio Apostólico Dom Aldo Giordano, que participa do encontro, dirigirá algumas palavras aos presentes em nome do Papa Francisco.

Durante os cinco dias em que estarão reunidos, os representantes da Igreja Católica venezuelana tomarão uma posição sobre os recentes acontecimentos que têm marcado a vida do país, especialmente a situação econômica que incide diretamente sobre a população, com o desabastecimento alimentar e a falta de medicamentos.

Diversos setores da saúde, de fato, têm pleiteado ajuda humanitária para enfrentar as dificuldades, mas o Governo rejeita a entrada no país destas ajudas, também já oferecidas por outros países.

Temas religiosos, como visitas às paróquias de Caracas – no âmbito do Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco – para aproximar a misericórdia sacramental “aos irmãos mais aflitos e necessitados”, também estarão na pauta do encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo