Fraternidade Católica

As novas comunidades são verdadeiros laboratórios da fé

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, presidiu a Santa Missa de abertura da 14ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, em Assis, Itália, nesta quita-feira, 28.

Ao início da celebração, o arcebispo de Belém do Pará (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa lembrou que neste ano, a Fraternidade Católica das Novas Comunidades comemora seu 20º aniversário. Ele comentou que o tempo passado pode comprovar a eficácia do compromisso das comunidades que aderiram à associação. “A inauguração da nova sede em Roma é um sinal da proximidade ao sucessor de Pedro”, comemorou o prelado.

Acesse

Em sua homilia, Dom Stanislaw Rylko lembrou as palavras do servo de Deus, João Paulo II, quando este falou sobre as novas comunidades e os movimentos eclesiais, dizendo que via nelas um novo espírito, um sinal de esperança para a Igreja e para a humanidade inteira; um sinal de uma nova primavera cristã, de uma nova época missionária da Igreja. O cardeal também enfatizou a opinião de Bento XVI, ao dizer que os movimentos constituem uma constante na vida da Igreja, e são uma resposta tempestiva do Espírito Santo diante dos atuais desafios da missão evangelizadora da Igreja.

Dom Rylko também explicou que os movimentos eclesiais e as novas comunidades são verdadeiros laboratórios da fé; espaços onde as pessoas são preparadas para uma fé adulta, uma fé viva, uma fé plena de alegria. Ele também ressaltou que, por várias vezes, o Pontífice solicitou aos pastores que sigam ao encontro dos movimentos com muito amor.

Sobre o fato de o encontro acontecer em Assis, na Itália, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos falou lembrou a vida de São Francisco. “Numa época em que Igreja atravessava uma crise profunda e precisava renovar-se carismaticamente por dentro, Francisco colocou seu caminho e de seus companheiros nas mãos do bispo de Roma, o sucessor de Pedro”. E acrescentou que, neste ato, segundo o então Papa Inocêncio III, revela-se o autêntico espírito eclesial de um santo que escolheu o Evangelho como uma regra de vida.

 

Fraternidade Católica

A Fraternidade Católica é um organismo criado pelo Pontifício Conselho para os Leigos que tem o objetivo de integrar as Novas Comunidades Católicas da Renovação Carismática Católica (RCC). Elas abrem espaço para que o leigo católico participe mais ativamente da vida da Igreja. Nessas comunidades, religiosos e famílias vivem e trabalham juntos em prol da evangelização.

De acordo com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolita de Belém (PA) e Conselheiro Espiritual da Fraternidade Católica, "As Novas Comunidades expressam a solicitude de Deus, que envia o seu Espírito Santo para dar resposta às diversas situações da Igreja e da sociedade".

De 28 a 31 de outubro, a TV e o Portal Canção Nova realizam a cobertura jornalística da 14ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, promovidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos, em Assis, Itália.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo