As chagas de Jesus são chagas de misericórdia, diz Papa

O Papa disse que Jesus convida todos a contemplar e tocar suas chagas, como fez com Tomé, a fim de curar a incredulidade

Da redação, com Rádio Vaticano

É verdade! As chagas de Jesus são chagas de misericórdia”, afirma o Papa Francisco / Foto: Arquivo

“As chagas de Jesus são chagas de misericórdia”. O Papa Francisco dedicou a homilia deste II Domingo de Páscoa, 12, à misericórdia divina que foi instituída por João Paulo II.

Durante a celebração, também foi recordado o centenário do martírio armênio, Gregório de Narek, que foi proclamado Doutor da Igreja.

Após a ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos mostrando as suas chagas, para que acreditassem não tratar-se de uma visão. “Hoje o Senhor mostra também a nós, através do Evangelho, as suas chagas. São chagas de misericórdia. É verdade! As chagas de Jesus são chagas de misericórdia”, afirma o Papa.

O Pontífice disse que Jesus convida todos a contemplar e tocar suas chagas, como fez com Tomé, a fim de curar a incredulidade. Convida sobretudo a entrar no mistério destas chagas, que é o mistério do seu amor misericordioso.

“Através delas, como por uma brecha luminosa, podemos ver todo o mistério de Cristo e de Deus: a sua Paixão, a sua vida terrena cheia de compaixão pelos pequeninos e os doentes e a sua encarnação no ventre de Maria”.

Segundo Francisco, todos podem remontar a história da salvação: as profecias, especialmente as do Servo de Yahweh, os Salmos, a Lei e a aliança, a libertação do Egito, à primeira Páscoa, ao sangue dos cordeiros imolados e remontar aos Patriarcas até Abraão e, mais além na noite dos tempos, até a Abel e ao seu sangue que clama da terra.

Trágicos acontecimentos

O Santo Padre observa que as pessoas ficam esmagadas e se perguntando o por que dos  trágicos acontecimentos que vem marcando a história humana.

“A maldade humana pode abrir no mundo como que fossos grandes e vazios: vazios de amor, vazios de bondade, vazios de vida. E surge-nos então a pergunta: Como podemos preencher estes fossos? A nós, é impossível. Só Deus pode preencher estes vazios que o mal abre nos nossos corações e na nossa história. É Jesus, feito homem e morto na cruz, que preenche o abismo do pecado com o abismo da sua misericórdia”.

“Jesus Crucificado e Ressuscitado, e de modo particular, as suas chagas cheias de misericórdia, é o caminho que Deus nos abriu para sairmos da escravidão do mal e da morte e entrarmos na terra da vida e da paz”, disse.

Conversão

O Papa afirma que os Santos ensinam que se muda o mundo a partir da conversão do próprio coração e isto acontece graças à misericórdia de Deus.

“Por isso, quer perante os meus pecados, quer diante das grandes tragédias do mundo, a consciência sentir-se-á turvada, mas não será abalada, porque me lembrarei das feridas do Senhor”.

Com o olhar voltado para as chagas de Jesus Ressuscitado e com as expressões “O seu amor dura para sempre” e “a sua misericórdia é eterna” gravadas no coração, o Papa Francisco convida todos a caminhar pelas estradas da história, “com a mão na mão de nosso Senhor e Salvador, nossa vida e nossa esperança”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo