Inauguração em 14 de dezembro

Árvore de Natal já enfeita Praça São Pedro

A árvore de Natal que vai enfeitar a Praça São Pedro, no Vaticano, já chegou ao local. O abete, proveniente da província de Isernia, no centro-sul da Itália, chegou esta quinta-feira, 6, e está sendo adornado. Trata-se de uma árvore de 24 metros de altura, posicionada do lado direito do presépio, que também está sendo montado em frente ao obelisco. A árvore será acesa na tarde do dia 14 de dezembro.

Mais de uma vez, no decorrer do seu Pontificado, o Papa Bento XVI recordou o significado espiritual da árvore de Natal: um “símbolo de Cristo, porque com as suas folhas, sempre verdes, evoca a vida que não morre”.

“A árvore e o presépio são elementos daquele clima típico do Natal, que faz parte do patrimônio espiritual das nossas comunidades. É um clima de religiosidade e de intimidade familiar, que devemos preservar também na sociedade atual, onde muitas vezes parece prevalecer o consumismo e a procura exclusiva por bens materiais”, afirmou o Papa em 14 de dezembro de 2007.

Três anos depois, em dezembro de 2010, Bento XVI recordou que a árvore de Natal enriquece o valor simbólico do presépio, que é uma mensagem de fraternidade e de amizade; “um convite à unidade e à paz; um convite a acolher Deus na nossa vida e na sociedade – Deus que nos oferece o seu amor onipotente através da figura frágil de um Menino, porque quer que respondamos livremente ao seu amor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo