Na cerimônia de inauguração serão entregues brinquedos para crianças das famílias mais carentes
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, estará em Assis, região de Úmbria, na Itália, na próxima segunda-feira,8, para participar da cerimônia de iluminação e bênção da Árvore de Natal e do Presépio da praça em frente à Basílica Inferior de São Francisco de Assis.
A Santa Missa na Capela Papal, presidida pelo Secretário de Estado, começa às 17h. Em seguida, às 18h30, está marcada a cerimônia de inauguração, quando serão entregues brinquedos para as crianças das famílias mais carentes. Na ocasião, representantes das associações “Comunidade Papa João XXIII” e “La Cordata” darão seu testemunho de vida.
Além disso, no momento da bênção do Presépio e da Árvore, um coro de crianças e adolescentes vai apresentar os tradicionais cantos de Natal.
Tradição
O dia de montar a Árvore de Natal varia em cada país e até cidade. Enquanto nos Estados Unidos acontece no Dia de Ação de Graças, no Brasil ela é montada no quarto domingo antes do Natal, dia que marca o início do Advento – neste ano, 30 de novembro.
Já em Portugal a tradição diz que deve ser montada dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição. Na Itália, a Árvore é preparada 7 de dezembro em Milão e 6 de dezembro em Bari, por exemplo, segundo as datas comemorativas aos patronos das cidades.
A festa cristã relata ainda que, em 6 de janeiro quando se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerram-se as festas do Natal e é quando a árvore e demais decorações natalinas deveriam ser desfeitas.