“Faço votos de que a iniciativa integre e aproxime a nossa gente e quem virá para conviver conosco nestes dias da Copa do Mundo”, afirma arcebispo
Da Redação, com Arquidiocese de Porto Alegre
Durante o período da Copa do Mundo 2014, a Arquidiocese de Porto Alegre (RS) oferecerá apresentações culturais aos turistas e aos moradores da cidade. Uma iniciativa da Pastoral da Comunicação (PASCOM), que levará às Igrejas da capital o projeto “Música na Copa – Clássicos e Canções do Sul”.
Serão quatro espetáculos, em quatro igrejas diferentes, iniciado no dia 14 de junho, na Catedral Metropolitana. O repertório contará com músicas clássicas e canções gaúchas, para atrair os turistas que estarão na cidade sede da Copa.
Segundo o coordenador arquidiocesano de comunicação, Padre César Leandro Padilha, além das apresentações musicais, será uma oportunidade para que turistas e moradores locais conheçam a arquitetura, afrescos e estilos das Igrejas que acolherão o projeto.
O sacerdote destaca ainda que a confraternização será o diferencial das apresentações culturais. “Será uma oportunidade para abrirmos as portas para os turistas e moradores para serem recebidos de braços abertos em nossas paróquias numa grande confraternização. Cada evento, será a arquidiocese acolhendo os turistas que chegam à capital dos gaúchos para a Copa do Mundo”, disse.
Entre as peças musicais que serão apresentadas nas Igrejas está a versão da música “Porto Alegre é demais” em francês e, pela primeira vez, um medley de três versões da Ave Maria: o clássico de Gounod, a canção brasileira de Vicente Paiva, famosa na versão da cantora Fafá de Belém e a versão gaúcha Ave Maria Pampeana, de Ubirajara Raffo Constant e Francisco Alves.
Na apresentação do projeto, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, lembrou o que afirmava o Cardeal Martini, quando escreveu “a beleza salvará”. “Neste sentido, sem dúvidas, a arte, a poesia, a música são expressões de beleza. Faço votos de que o ‘Música na Copa’ integre e aproxime a nossa gente e quem virá para conviver conosco nestes dias da Copa do Mundo.
Ainda segundo o arcebispo, será uma forma de expressar a unidade. “Precisamos favorecer a nossa vida em comunidade e a nossa cidade é marcada por tantas comunidades distintas. Nós precisamos, de alguma forma, promover essa unidade. A arte é uma dessas formas de aproximação entre as pessoas”, concluiu.
Agenda das Apresentações:
Data: 14 de junho, sábado.
Local: Catedral Metropolitana Madre de Deus
Horário: 20h
Data: 17 de Junho, terça-feira
Local: Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 386, bairro Floresta
Data: 20 de junho, sexta-feira
Local: Igreja Nossa Senhora das Dores
Endereço: Rua Riachuelo, 630, centro ou acesso pela Rua dos Andradas.
Data: 23 de junho, segunda-feira
Local: Igreja São José
Endereço: Av. Alberto Brins, 467, centro.