SOLENIDADES

Arquidiocese de Aracaju realiza programação para Dia de Finados

Em Sergipe, a Arquidiocese de Aracaju preparou uma programação de missas para o Dia de Finados. Fiéis também aproveitam a data para visitar e cuidar dos túmulos de familiares e amigos.

Reportagem de Silas Santos e Wildson Coruja

Há 20 anos, dona Marlene vem ao local para limpar e preparar o túmulo onde seus pais foram sepultados. “Para poder sentir realmente ali até a presença mesmo deles neste lugar. É um momento de muita saudade mas eu creio que Deus ele está lá no na eternidade que Deus colocou eles em um bom lugar”, contou a aposentada, Marlene Dantas.

“A Igreja acredita nessa comunhão, dos santos. A igreja triunfante que já está no céu, a Igreja militante que somos nós aqui, que estamos na luta pela santidade, na luta por conquistar o céu. E a Igreja padecente, que é justamente o que nós rezamos no dia de finados, que é por aqueles que estão padecendo no purgatório. Por isso, são os fiéis defuntos. Nós rezamos pelos fiéis defuntos”, explicou o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Edilberto Carvalho.

Em todos os sete cemitérios da capital sergipana serão celebradas missas durante o dia com objetivo de acolher os fiéis, permitindo assim a participação de quem deseja rezar pelos entes queridos falecidos.

“E para cumprir esse preceito de dia de finados, a nossa Arquidiocese de Aracaju, ela organizou uma vasta programação de celebrações eucarísticas que iniciarão às 6h30 e vão se encerrar às 16 horas”, disse da Arquidiocese Aracaju, padre José Dácio dos Santos.

Padre Edilberto lembra ainda que nesse dia de finados e nos próximos 7 dias os fiéis podem obter indulgências plenárias. “No dia de finados, não é obrigatório ir no cemitério, mas se puder pode, mas pode ser numa capela, numa Igreja, na catedral. E você reza um Pai Nosso, uma Ave Maria, um glória ao Pai nas intenções do Santo Padre, o Papa. E aí você oferece por aquela alma do seu ente querido, seu parente ou alguém que você queira rezar e que já faleceu”, completou o padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo