O arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, presidirá a missa de sufrágio pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, falecido na última terça-feira, 5, depois de 20 meses de luta contra o câncer. A missa será celebrada nesta sexta-feira, 8, às 19h na Igreja de Santa Maria ai Monti, localizada no centro de Roma, onde o purpurado se encontra para participar do Conclave que elegerá o novo Papa.
Segundo a Agência Fides, o Cardeal Savino pediu aos venezuelanos que desejam participar da cerimônia religiosa para rezarem pelo descanso eterno de Chávez. O purpurado manifestou o pesar da Igreja e a solidariedade à família do presidente falecido e pediu as autoridades para aplicarem os mecanismos previstos pela Constituição. O arcebispo de Caracas pediu também a todos os setores da sociedade para promoverem a harmonia e a calma. "É necessário excluir todas as formas de violência", acrescentou o Cardeal Savino.
O Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, enviou um telegrama de pesar às autoridades venezuelanas pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez. O telegrama foi enviado em nome de todo o Colégio Cardinalício ao vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro. O texto do telegrama foi lido pelo Cardeal Sodano durante a quinta congregação dos cardeais.